Coordenadoria da SAP promove ações de combate ao Aedes aegypti

Prevenção contra mosquito transmissor de doenças tem presença de servidores da Secretaria da Administração Penitenciária

qua, 27/03/2019 - 11h58 | Do Portal do Governo

Servidores e reeducandos das 43 unidades prisionais da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) seguem mobilizados no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana. A ação é desenvolvida de forma frequente, durante todo o ano, nas unidades e também na sede da CRN.

Algumas das estratégias adotas para eliminar focos do mosquito são a distribuição de materiais educativos, elaboração de cartazes, palestras e mutirão de limpeza. Embora vários municípios enfrentem uma epidemia de dengue neste ano, nenhum caso foi registrado, até o momento, na população carcerária da região noroeste do Estado.

Prevenção

As ações de prevenção, realizadas por membros da “Brigada Contra o Mosquito Aedes Aegypti”, frente de trabalho criada em 2016 para atuar em todos os presídios do Estado, incluem coleta de entulhos, capinação, inspeção frequente em banheiros, grelhas, ralos, pias e calhas, com aplicação de cloro e sal nesses locais.

Na área externa das unidades, o mutirão de limpeza percorre o local em que ocorre as visitas, sanitários, setor de manutenção, entre outros. Materiais que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito são recolhidos e a destinação correta é dada a eles. O trabalho ocorre semanalmente e tem apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Os reeducandos também se mobilizam para prevenção e combate ao Aedes aegypti. Na Penitenciária “Valentim Alves da Silva” de Álvaro de Carvalho, os internos depositam terra em vasos de planta, lavam o recipiente das geladeiras, entre outras intervenções.

Atividades

Detentos que estudam nas escolas vinculadoras desenvolvem atividades curriculares sobre os temas, por meio de discussões, rodas de conversa, exercícios de reflexão e dramatização, sempre com orientação dos docentes da rede estadual de ensino.

No Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinópolis, os reeducandos confeccionaram cartazes e criaram poesias, músicas e textos sobre o tema. Os alunos divulgaram as informações para todos da unidade prisional, bem como aos familiares que realizam visitas nos fins de semana.