SP tem primeira Casa de Passagem para dependentes químicos

Local vai abrigar homens maiores de 18 anos que se encontram em situação de rua ou com vínculos fragilizados; ação é inédita no país

qua, 23/08/2017 - 8h36 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Primeira Casa de Passagem Programa Recomeço, para atendimento exclusivo de usuários de substâncias psicoativas

A cidade de São Paulo ganhou a primeira Casa de Passagem, do Programa Recomeço, para atendimento exclusivo de usuários de substâncias psicoativas. Este tipo de acolhimento, voltado para dependentes químicos, é inédito no Brasil.

O local vai abrigar homens maiores de 18 anos que se encontram em situação de rua ou com vínculos familiares fragilizados, e que estejam associados às ações estaduais de enfrentamento ao uso de drogas, especialmente o crack. Serão disponibilizadas 24 vagas.

Neste serviço, os usuários serão recebidos por um período de, no máximo, 30 dias. Os acolhidos ficarão no local enquanto aguardam avaliações diagnósticas e providências necessárias para o encaminhamento a outros serviços socioassistenciais de retaguarda e tratamento de saúde, e reinserção social com foco no fortalecimento de vínculo familiar e inserção no mercado de trabalho.

O gerenciamento do espaço será feito pela Casa de Isabel, organização com experiência em atendimento a diversos tipos de vulnerabilidades.

Sobre o Programa Recomeço
A ação do Governo do Estado tem o objetivo de executar ações de prevenção, tratamento, reinserção social, acesso à justiça e cidadania, redução de situações de vulnerabilidade social e de saúde para os usuários de substâncias psicoativas, especialmente o crack, e seus familiares.

No total, são mais de 3.350 vagas distribuídas em todas as áreas. De 2013 a 2016 foram realizados mais de 8.900 encaminhamentos para acolhimento voluntário em comunidades terapêuticas – equipe multidisciplinar.