São Paulo exibe seus roteiros turísticos para a terceira idade

No sábado, 10, 480 agentes de viagens de nove Estados brasileiros visitarão 14 municípios

qui, 08/11/2007 - 8h07 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo apresentará seus roteiros turísticos para agentes de turismo de outros Estados que trabalham com a Terceira Idade. Neste sábado, 10 de novembro, 480 agentes de viagens de nove Estados brasileiros visitarão 14 municípios, representados por cinco circuitos: Costa da Mata Atlântica, Litoral Norte Paulista, Mantiqueira, das Águas Paulista e das Frutas.

O objetivo é consolidar São Paulo como destino turístico para o público da Terceira Idade que vive em Estados próximos. Os agentes são procedentes dos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

“São Paulo tem uma das melhores infra-estruturas para o turismo da Terceira Idade. Temos excelentes estradas, hotéis, bares, restaurantes e lojas”, afirma o secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva.

O secretário explica que é importante que os agentes conheçam os destinos paulistas. Isso porque eles são os responsáveis pela comercialização dos pacotes turísticos em seus municípios.

Assim, no sábado, 40 agentes de Uberlândia/MG visitarão o município de Santos e 40 de Brasília/DF conhecerão Guarujá, roteiros que fazem parte do Circuito Costa da Mata Atlântica.

Ilhabela será visitada por 40 agentes de Curitiba/PR e São Sebastião, receberá 40 profissionais de Varginha/MG. Os roteiros fazem parte do Circuito Litoral Norte Paulista.

O Circuito Mantiqueira, representado nesta ação pelo município de Campos do Jordão, contará com a visita de 80 agentes de Belo Horizonte/MG e 40 de Maringá/PR.

A cidade de Socorro representará o Circuito das Águas Paulista e receberá 40 agentes do Rio de Janeiro/RJ.

Já o Circuito das Frutas, que agrega nove municípios (Jundiaí, Valinhos, Vinhedo, Jarinú, Indaiatuba, Morungaba, Louveira, Itatiba e Itupeva) receberá 40 agentes de Porto Alegre, 80 de Florianópolis/SC, 40 de Campo Grande/MS e 80 de Goiânia/GO.

Os agentes de turismo serão acompanhados por técnicos da Secretaria, que também farão análise dos destinos visitados.

A ação conta com a parceria da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e do Ministério do Turismo, idealizador do programa Viaja Mais – Melhor Idade.

O trabalho da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo na consolidação do Estado como destino para a Terceira Idade não pára por aí. Entre as ações também está prevista a participação de representantes da Secretaria de uma rodada de negócios entre os destinos e operadores (responsáveis pela montagem de pacotes turísticos), na capital paulista, um dia antes da visita dos agentes.

Cíntia Cury / Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo

(I.P.)