Saiba como proceder ao receber SMS sobre eventos meteorológicos

Logo após receber a mensagem de texto, uma das medidas é acessar o Manual do Cidadão, com dicas que visam preservar vidas e reduzir danos

qua, 13/12/2017 - 13h04 | Do Portal do Governo
DownloadLuis Blanco/A2img
Serviço de SMS avisa cidadãos sobre situações de risco nas suas localidades

A Defesa Civil do Estado de São Paulo iniciou no dia 1º de dezembro a “Operação Chuvas de Verão”, que se estende até 31 de março de 2018. A iniciativa tem o propósito de preservar vidas e reduzir danos humanos, materiais e ambientais, principalmente no período de chuvas que se aproxima.

Neste verão de 2017/2018, uma nova ferramenta disponível em todo o Estado auxilia a Defesa Civil emitir alertas de riscos de desastres via SMS diretamente à população. O serviço foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e está sendo implementado em São Paulo pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP).

Logo após receber a mensagem de texto, uma das medidas é acessar o Manual do Cidadão, produzido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, que ensina quais cuidados devem ser tomados durante o período. Lá é possível saber o que fazer quando estiver no meio de uma enchente, por exemplo, como se proteger dos raios e os cuidados para quem mora na encosta do morro.

Mais sobre o serviço de SMS
Desde novembro, todos os usuários de celular do Estado de São Paulo estão recebendo gradativamente uma mensagem SMS informando sobre a ativação do sistema. Para se cadastrar, a pessoa só precisa responder essa mensagem com o número do CEP de interesse. Com isso, o cidadão passa a receber alertas sempre que a Defesa Civil identificar uma probabilidade de risco mais severa na área que abrange o CEP indicado.

O cadastramento poderá ser feito a qualquer tempo, mesmo que a pessoa não receba a mensagem inicial. Basta enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de interesse. Os alertas são curtos, com até 160 caracteres, e visam apenas informar sobre um possível risco. A qualquer momento, a população pode buscar informações detalhadas no site da Defesa Civil estadual, incluindo orientações sobre o que fazer em cada situação.