Saci Pererê é atração nas estações da CPTM

O “Saci Parade” acontece de 10 a 31 de outubro em sessenta estações

sex, 05/10/2007 - 20h38 | Do Portal do Governo

O Saci Pererê, figura conhecida no folclore brasileiro, será a atração principal do “Saci Parade”, evento que acontecerá de 10 a 31 de outubro, em 60 estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Inspirado na bem-sucedida exposição de arte pública internacional “Cow Parade”, que expôs, em 2006, esculturas de vacas decoradas e coloridas por diversos pontos da cidade de São Paulo, o “Saci Parade” tem por objetivo principal divulgar e exaltar a cultura mitológica brasileira através de uma das figuras folclóricas mais populares, o Saci.

Realizado com o apoio da SOSACI – Associação dos Amigos do SACI, o evento será lançado na próxima quarta-feira (10/10), na antevéspera do Dia das Crianças, com atividades na Estação Brás, das 10 às 13 horas. Na ocasião, o programa Usuário do Amanhã, que faz 20 anos neste mês, reunirá crianças no Espaço Cultural, com ações como “Caça ao Saci”, contadores de história, oficina e exposição dos desenhos feitos pelos pequenos no local. Os participantes receberão livros com marcadores de páginas do Saci, confeccionados manualmente pelas crianças da ONG OCA – Oficinas Culturais Anchieta, que têm em média 8 anos. As atividades também serão abertas ao público. Usuários que estiverem com crianças poderão deixá-las participar das brincadeiras, desde que as acompanhem. Além disso, trabalhos de 12 artistas plásticos inspirados na figura do Saci serão instalados nas três maiores estações da CPTM: Brás, Luz e Barra Funda.

Já entre os dias 15 e 31, o evento percorrerá 60 estações, distribuídas entre as seis linhas da CPTM. A idéia é surpreender as pessoas com o simpático personagem do folclore nacional. Serão quadros, painéis pintados e esculturas, feitas a partir de material reciclado dos trens, além de manequins transformados em Sacis, bonecos, cartazes e até videoarte. Assinam os trabalhos, os artistas convidados Andréa Barata, Cristina Domingos, Dalila Nascimento, Dircéa Mountfort, Farago, Milton Tortella, Nereu Cerdeira, Ricardo Bertagnon, Saulo Mota, Sônia Valério, Vagner Beijo e Vanda Ramirez. O projeto tem curadoria do Escritório de Arte Mônica Hernandes.

Origem do Saci

Segundo o livro Saci – o Guardião da Floresta, de Mouzar Benedito e Ohi, o personagem foi criado no sul do país a partir de crenças indígenas. O Saci era originalmente uma criança-índia, com uma perna, pele morena e um rabo. Foi na região norte que ele foi incorporado pela cultura africana, onde ganhou o cachimbo e a cor negra, além do espírito brincalhão. Mais tarde, adquiriu dos imigrantes europeus o gorro vermelho, caracterizando a figura que conhecemos hoje. É tido como protetor das matas e florestas, sendo de grande importância para a conscientização ambiental, principalmente das crianças, através de sua figura representativa.

SERVIÇO

Saci Parede

Lançamento do projeto com atividades para crianças

Dia 10/10, quarta-feira, das 10h às 13h

Espaço Cultural da CPTM – Estação Brás

End.: Praça Agente Cícero, s/nº – Brás

Grátis para usuários da CPTM e R$ 2,30 para o público externo.

De 15 a 31/10, obras inspiradas no Saci estarão em 60 estações da CPTM.

Da CPTM

(I.P.)