Sabesp retoma abastecimento de água para 8,5 milhões de pessoas

Fornecimento foi interrompido neste sábado para troca de uma válvula de 16 toneladas. Recuperação será gradual ao longo de todo o domingo e da madruga

dom, 19/08/2007 - 10h15 | Do Portal do Governo

Já começou a ser normalizado o fornecimento de água nas regiões atendidas pelo Sistema Cantareira. Nesse sábado, mais 1.000 funcionários da Sabesp estiveram envolvidos em serviços de manutenção na Estação Elevatória de Santa Inês, estrutura responsável por fazer a água transpor a Serra da Cantareira para tratamento na Estação Guaraú.

A operação – substituição da válvula de controle de uma das bombas d’água – foi necessária para corrigir um vazamento de óleo que, posteriormente, poderia comprometer o funcionamento dos equipamentos e instalações, colocando em risco o fornecimento de água para os 8,5 milhões de moradores da Grande São Paulo que recebem água do Sistema Cantareira.

Os bairros localizados em pontos mais altos e distantes dos reservatórios poderão ter o fornecimento de água restabelecido de forma mais lenta durante todo o domingo (19/8), mas a Sabesp alerta que em alguns bairros o abastecimento pode ser totalmente normalizado apenas na manhã da segunda-feira (20/8).

Os casos de emergência serão atendidos pela Central de Atendimento 195, que funciona durante 24 horas. A ligação é gratuita.

Preocupação com os clientes

A Sabesp, preocupada em minimizar os transtornos aos clientes, planejou as seguintes estratégias: durante o período da manutenção a produção de água dos Sistemas Alto Tietê e Guarapiranga foi aumentada, assim as regiões de Cangaíba, Jardim Popular, Jabaquara, Campo Belo, Americanópolis e o espigão da Paulista continuarão sendo abastecidas.

Curiosidades

A válvula trocada tem diâmetro de 1.100mm e pesa 16,5 toneladas.

Essa válvula operava desde dezembro de 1974, ou seja, há cerca de 295.000 horas. Por ela foram bombeados mais de 7,3 bilhões de metros cúbicos de água.

Confira a lista completa:

Da Sabesp

(J.N.)