Sabesp promove iniciativa de combate ao desperdício de água

Programa sobre uso racional em prédios públicos é realizado em escolas, postos de saúde e hospitais do Estado de SP

qua, 21/03/2018 - 19h32 | Do Portal do Governo

Preocupada com a conservação dos recursos hídricos, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) adota uma política de incentivo ao uso racional da água com ações tecnológicas e mudanças culturais. Desde 1996, o Programa de Uso Racional da Água (PURA) combate o desperdício do recurso hídrico em território paulista.

Por meio da ação, o consumo pode ser reduzido de forma significativa. As soluções para diminuir o consumo são compostas de diversas atividades, como detecção e reparo de vazamentos, troca de equipamentos convencionais por economizadores, estudos para reaproveitamento da água e palestras educativas.

Em geral, o retorno do investimento para adoção do programa é rápido e imediato, em alguns casos. Atualmente, cerca de 2,4 mil escolas, postos de saúde, hospitais e até presídios, como a penitenciária feminina de Santana, na zona norte da capital, promoveram ações de educação e troca de equipamentos.

Com os recursos poupados, foi possível conservar o volume de água suficiente para abastecer uma população de 26 mil pessoas, sem a necessidade de usar novos mananciais. A estratégia da Sabesp apresenta resultados positivos: nos últimos dez anos, o combate ao desperdício reduziu o consumo per capita na Grande São Paulo em 11%.

Vantagens do PURA

– Redução do consumo e desperdício de água, gerando economia de, no mínimo, 15%;
– Conscientização dos funcionários sobre a preocupação com o meio ambiente;
– Diminuição de despesas e custos operacionais em edifícios públicos;
– Demonstração da preocupação com a qualidade de vida dos cidadãos paulistas.