Sabesp fecha acordo para melhorar saneamento de Alagoas

Documento foi assinado nesta quarta-feira, 3

qua, 03/10/2007 - 19h17 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, 3, a Secretaria de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo e a Secretaria Executiva de Infra-Estrutura do Governo de Alagoas assinaram um Protocolo de Intenções que tem como principal foco a cooperação técnica entre Sabesp e Casal para troca de conhecimentos e experiências na área do saneamento básico e ambiental.

Esta parceria é um desdobramento de um acordo firmado pelos governos de São Paulo e Alagoas em diversas áreas com reflexos diretos nas questões sociais e de infra estrutura.

Segundo o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, “este acordo vai permitir trazer para o Estado não somente a experiência técnica comprovadamente eficaz da Sabesp, mas também o desenvolvimento de um projeto para que Alagoas mude sua realidade de estado com menor índice de saneamento do Brasil e possa avançar. Temos feito muito por isso, mas a ajuda da Sabesp será fundamental para o avanço no saneamento à toda população alagoana”.

Durante a cerimônia, a secretária de Saneamento e Energia de São Paulo, Dilma Pena, lembrou que além das ações relacionadas à infra-estrutura, será importante a capacitação dos profissionais e a modernização da empresa. “Nossa preocupação é assegurar a continuidade do trabalho que está sendo hoje construído”.

As empresas fixaram um extenso cronograma de trabalho, com campos prioritários a ser realizados a fim de proporcionar melhorias imediatas a população alagoana, mas não está descartada a possibilidade da inclusão de novos trabalhos e ações, já que, neste primeiro momento, está sendo feito um intenso levantamento de informações da situação atual dos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento dos esgotos de todo o Estado.

Este acordo interestadual reflete a necessidade cada vez maior do intercâmbio de tecnologias e práticas entre as empresas de saneamento, sempre com o objetivo de aprimorar a prestação dos serviços e, com isso, atingir a universalização do abastecimento de água, coleta e tratamento dos esgotos para a população.

Da Sabesp