Programa de despoluição da represa Billings beneficiará 250 mil habitantes

Alckmin assinou autorização das obras de melhoria ambiental que abrangem coleta, afastamento e tratamento de esgoto

sex, 20/01/2017 - 12h29 | Do Portal do Governo

A represa Billings, localizada na cidade de São Bernardo do Campo, receberá obras de despoluição do Programa Pró-Billings. O governador Geraldo Alckmin assinou nesta sexta-feira (20) a autorização para a publicação do edital de licitação que beneficiará 250 mil habitantes.

O Pró-Billings abrange obras para coleta, afastamento e tratamento de esgoto. O lote a ser licitado inclui a construção de 34 Estações Elevatórias de Esgotos (EEE), 60 quilômetros de tubulações para coleta e afastamento dos dejetos e 7.566 ligações domiciliares em bairros como Jardim Laura, Las Palmas, Pinheirinho, Los Angeles, Represa e Imigrantes, em São Bernardo.

“Todo esse esgoto que era lançado na represa agora vai para a Estação de Tratamento do Riacho Grande e isso traz saúde para a população e ajuda o meio ambiente. Nós vamos despoluir a Billings”, disse Alckmin.

Desde 2011, quando o projeto teve início, já foram assentados ligações secundárias e parte do Coletor-Tronco Touros, principal tubulação que levará o esgoto para a Estação de Tratamento de Esgotos ABC, na divisa de São Paulo com São Caetano do Sul.

No total, o programa inclui o assentamento de 100 km de redes coletoras de esgoto, 44 km de coletores-tronco e linhas de bombeamento, três EEEs principais e 36 EEEs locais, de menor porte.

Com recursos da Sabesp, do BNDES e da Agência de Cooperação Internacional Japonesa (JICA), o Pró-Billings tem investimento de R$ 128 milhões. A previsão é que as obras sejam concluídas em quatro anos.

Aumenta o tratamento de esgoto no Riacho Grande
Durante o evento, também foi inaugurado o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do Riacho Grande. Com investimentos de R$ 26,5 milhões inseridos na terceira etapa do Projeto Tietê, a obra beneficia 11.500 moradores dos bairros Parque Riacho Grande, Tupã, Vila Pelé, Capelinha,Tozzi, Estoril, Finco e Yara Praia.

O empreendimento engloba o assentamento de 40 km de novas redes coletoras de esgoto, 1.500 ligações domiciliares e 14 estações elevatórias de esgotos (EEE) que são responsáveis por bombear os dejetos até a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Riacho Grande.