Público tem até dia 13 para ver mostra em homenagem a Niemeyer no Memorial

Na exposição “Niemeyer 100 anos, um olhar sobre o artista”, artistas e arquitetos fizeram intervenções em painéis da Galeria Marta Traba

qua, 02/01/2008 - 12h02 | Do Portal do Governo

Oscar Niemeyer faz cem anos. Para comemorar, o Memorial da América Latina – uma das belas criações do arquiteto, de 1989 – convidou um grupo de artistas de várias gerações que de alguma forma tenham vivenciado o processo de criação do arquiteto ou pelo convívio direto ou pelo estudo – ou até por ocupar uma de suas fantásticas edificações – para participar do Projeto de Ocupação da Galeria Marta Traba.

Na exposição “Niemeyer 100 anos, um olhar sobre o artista”, cada artista e/ou arquiteto convidado fez uma intervenção num dos painéis da Galeria – alguns de forma direta, no local, o que é conhecido no meio pela expressão em inglês site specific – outros expuseram trabalhos feitos anteriormente. Em comum, eles têm o olhar sobre o arquiteto centenário e a vontade de homenageá-lo. Como os artistas convidados trabalharam no interior da Galeria Marta Traba, pode-se dizer que eles intervieram diretamente em uma obra de Niemeyer, como é o caso da galeira.

Paulo Mendes da Rocha inaugurou as obras executadas diretamente no local, na manhã desta segunda-feira, 10 de dezembro. Um dos arquitetos mais importantes do Brasil, Mendes da Rocha desenhou diretamente sobre um dos 12 painéis brancos, de 3,40 X 7,00 m cada, que circundam internamente os 1000 m2 da Galeria Marta Traba.

 Marco do Valle e o professor da FAU Rodrigo Queiroz também implantaram seus projetos em homenagem ao mestre nesta segunda, na Galeria Marta Traba. A mostra sob curadoria de Fernando Calvozo terá a participação dos seguintes artistas: Alex Cerveny, Anderson Rei, Ângela Barbour, Erik Muller Thurm, Luiz Cláudio Lacerda, Marco do Valle, Maria Bonomi, Paulo Climachauska, Paulo Mendes da Rocha, Rafael Augustaitiz, Rodrigo Queiroz e Ruy Ohtake.

A exposição, gratuita, será aberta ao público no dia 15 de dezembro, data exata em que ele completa cem anos.

Serviço:

Exposição – Niemeyer 100 anos, um olhar sobre o artista

Período da mostra: de 15/12/2007 a 13/01/2008 (de terça a domingo, das 9h às 18h)

Local: Galeria Marta Traba

Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda

Entrada franca.

 

Do Memorial da América Latina

(I.P.)