Publicação da Esalq aborda pós-colheita de frutas e hortaliças

Revista Visão Agrícola reúne artigos de 41 pesquisadores sobre o tema

qua, 14/11/2007 - 10h06 | Do Portal do Governo

Em sua sétima edição, a revista técnico-científica Visão Agrícola, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP) de Piracicaba, aborda tema de grande interesse: a pós-colheita de frutas e hortaliças. Em 128 páginas, a publicação reúne artigos de 41 pesquisadores das mais variadas instituições de ciências agrárias.

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, superado apenas pela China e Índia. A área de produção brasileira ocupa cerca de 2,3 milhões de hectares. Em horticultura, os últimos 25 anos registraram aumento de 122% na produção, segundo dados levantados pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças, ligada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O tomate, a batata-inglesa e a cebola são os destaques. Esses resultados devem-se ao avanço das tecnologias, às técnicas de hidroponia e ao cultivo orgânico de hortaliças.

Boas práticas

Uma das coordenadoras técnicas dessa edição, a professora Marta Helena Fillet Spoto, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, explica: “A revista destaca a cadeia de comercialização, iniciando com a fisiologia de frutas e hortaliças. Na seqüência, vêm qualidade, padronização, armazenamento, segurança, processamento, para finalizar no mercado, com artigos que exploram exportação de frutas, logística e avanços estruturais na cadeia de comercialização”.

Produtores, centrais de abastecimento e venda, bem como o consumidor, poderão obter hortifrutícolas de qualidade se adotarem as boas práticas agrícolas ditadas pelos órgãos de certificação como o Produção Integrada de Frutas (PIF), que podem garantir produto confiável mediante o manuseio correto e seguro de produtos fitossanitários.

Especialistas abordam também aspectos relevantes da produção de hortaliças e frutas, com ênfase na conservação e na pós-colheita, apresentando valioso conjunto de informações para este segmento do agronegócio brasileiro.

SERVIÇO

Informações sobre a revista, pelo telefone (19) 3429-4249

ou no site www.esalq.usp.br/visãoagricola

Da Esalq/USP

(I.P.)