Projetos de SP são tema de visita do ministro de Agricultura

Iniciativas de órgãos paulistas foram destaque na 25ª edição da Agrishow, uma das principais feiras do setor, com presença de Blairo Maggi

qua, 09/05/2018 - 20h52 | Do Portal do Governo

Integrantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo apresentaram diversas iniciativas em execução pela pasta ao ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. A visita do representante do Governo Federal ocorreu durante a 25ª edição do Agrishow, realizada em Ribeirão Preto.

“A visita do ministro é importante para conhecer os programas que auxiliam o produtor rural a ter mais produtividade, sustentabilidade ambiental, gerar renda e agregar valor à produção. Trabalhamos sempre em harmonia com o ministério e podemos dar ainda mais condições ao produtor”, destaca o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Francisco Jardim.

Com seis chamadas e atendimento a 267 organizações rurais, o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II – Acesso ao Mercado foi um dos programas apresentados. A iniciativa é executada pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

Produtividade

Outro caso de sucesso em destaque foi o “Plano Mais Leite, Mais Renda”, que busca ampliar a produção no Estado e coordenar a cadeia produtiva. Com isso, a proposta é estimular a produtividade e qualidade dos itens, ao reunir ações dos órgãos públicos, iniciativa privada, setor produtivo, indústria e instituições de ensino.

Vale destacar que o território paulista importa cerca de 70% do volume consumido. A estimativa é aumentar, em dez anos, o índice paulista de 1,77 bilhão para 2,5 bilhões de litros ao ano, o equivalente a 41% de crescimento.

Blairo Maggi conheceu, ainda, os projetos voltados à alimentação saudável e à segurança nutricional desenvolvidas pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro). Durante o evento, o órgão apresentou publicações sobre aproveitamento integral dos alimentos, nutrição na Melhor Idade e redução do consumo de sódio com uso de temperos. “É sempre uma alegria estar neste evento, que marca o calendário brasileiro e baliza todo o mercado”, ressalta o ministro.

Em relação às garantias da sanidade vegetal e animal, o secretário Francisco Jardim apresentou os projetos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária. Um dos assuntos ligados ao tema foi a inversão do calendário de vacinação contra a febre aftosa no Estado de São Paulo.