Projeto Ademar Guerra inicia ano com atividade lúdica

Iniciativa da Secretaria da Cultura estimula o teatro no interior paulista

sex, 26/03/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

Uma atividade descontraída, cheia de significados, vai marcar o início nesta sexta-feira, 26, da temporada 2010 do Projeto Ademar Guerra, iniciativa da Secretaria da Cultura de São Paulo focada no estímulo ao teatro do interior paulista. Artistas representantes dos 30 grupos teatrais participantes, vindos de 27 municípios, se encontrarão pela primeira vez com seus orientadores artísticos na Capital paulista. Uma grande instalação cenográfica reproduzindo o mapa do Estado de São Paulo vai mostrar a localização de cada cidade representada.

Os atores e diretores deixarão ali um presente para seu orientador, que eles ainda não conhecem. A apresentação vai acontecer sobre o mapa. “A intenção é que cada um deixe uma lembrança que marque profundamente o lugar de onde veio”, afirma o diretor teatral Abílio Tavares, coordenador do Ademar Guerra. A atividade termina com uma grande ciranda com todos os presentes. O encontro será realizado vão central da Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363, Bom Retiro), em São Paulo. Na ocasião também serão apresentados os resultados de 2009 e as diretrizes de 2010.

Denominado de Encontro Preparatório 2010, o evento que se estenderá até domingo, 28. Durante os três dias, 60 integrantes de grupos de teatro que passarão por capacitações, os 30 orientadores artísticos e a equipe pedagógica do Projeto Ademar Guerra farão reuniões para planejar os trabalhos. Os grupos de teatro do interior e os orientadores foram escolhidos em processo seletivo realizado em fevereiro.

Projeto Ademar Guerra

O Projeto Ademar Guerra foi criado pela Secretaria de Cultura em 1997 com o objetivo de estimular o teatro no interior de São Paulo. Em 2008, sua gestão passou a ser executada pela Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (Assaoc). O projeto é coordenado pelo diretor teatral Abílio Tavares. Integram sua equipe os artistas orientadores Cris Lozano, Cris Rocha, Miriam Rinaldi, Paulo Barcellos e Paulo Faria. Os grupos de teatro do interior e os orientadores foram escolhidos em processo seletivo realizado em fevereiro.

Da Secretaria da Cultura