‘Microbacias’ ajuda a desenvolver a aquicultura em Itajobi

Iniciativa do Governo do Estado, programa possibilita a construção do entreposto de pescados na cidade da região de Catanduva

qua, 28/02/2018 - 12h49 | Do Portal do Governo

As obras do Entreposto de Pescados da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Itajobi (Appri), no interior paulista, beneficiarão 25 integrantes da entidade, por meio do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado. O investimento, superior a R$ 1 milhão, foi obtido com recursos do Governo do Estado e do Banco Mundial.

Neste mês, o espaço recebeu a visita do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim. O objetivo do Microbacias II, que já auxiliou mais de 300 associações e cooperativas, é auxiliar os produtores, especialmente os pequenos e médios, a agregar valor à produção agropecuária, gerando emprego e renda no campo.

Arnaldo Jardim destacou que a aquicultura cresce em São Paulo e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento trabalha para apoiar o fortalecimento do ramo como cadeia produtiva. “Por isso, o projeto da Appri é um passo importante para o estabelecimento da piscicultura como alternativa de renda para os associados. Apoiar o pequeno produtor é uma orientação do governador Geraldo Alckmin para a pasta”, avalia o secretário.

De acordo com o presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Itajobi, João Vandir Aparecido Segundo, a previsão é que a obra esteja concluída em maio e a capacidade, em um dia, será de três toneladas de peixes por turno. “Inicialmente, iremos processar uma tonelada de pescado diariamente, mas queremos atingir a nossa capacidade máxima em breve, trazendo benefícios e renda para o nosso associado”, explica.

Esse é um complemento da proposta de negócios, que já havia envolvido a entrega de um caminhão com baú isotérmico e caixas para transporte de peixes para a entidade em 2017. O projeto Microbacias II é executado pelas Secretarias de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral e do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais.