Programa de computador da USP ajuda pesquisas científicas

Disponível para download, Qualiquantsoft traz como resultado final, simultaneamente, produto qualitativo e quantitativo

qui, 01/03/2007 - 10h54 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de auxiliar pesquisadores a organizar e sistematizar pesquisas qualitativas e quantitativas, o casal de professores Fernando e Ana Maria Lefevre, do Departamento de Prática de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP, desenvolveu, em parceria com a empresa Sales e Paschoal Informática, o programa de computador Qualiquantsoft.

O software está disponível para download (cópia) gratuito na Internet e utiliza a metodologia de pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), um conceito também criado pelos professores Fernando e Ana. O DSC é um instrumento de tabulação de discursos para detectar representações sociais, ou seja, descobrir o que as pessoas pensam sobre determinado tema.

A escolha do nome Qualiquantsoft foi utilizada porque o programa traz, como resultado final, os DSC’s como produtos, ao mesmo tempo qualitativos (opiniões sob a forma de discursos) e quantitativos (essas opiniões sob a forma de discursos foram emitidas por um determinado número de sujeitos, que representam uma porcentagem do total de sujeitos de pesquisa).

O sistema permite arquivar todos os passos de um estudo que usa o DSC: a pesquisa, as perguntas, as respostas, as expressões-chave, as idéias centrais, as ancoragens, os discursos e demais partes da pesquisa, bem como os participantes, os depoentes, com todos os seus dados cadastrais.

 

Relatórios parciais e finais – Arquivados os dados, o aplicativo, com suas telas, facilita largamente a tarefa de processamento dos depoimentos em todas as suas etapas até a sua reunião em Discursos do Sujeito Coletivo. Finalmente, ele emite vários relatórios com os resultados parciais e finais da pesquisa.

O Qualiquantsoft permite ao usuário fazer rápidas pesquisas de opinião que retratem e reconstituam em detalhe, de uma forma discursiva e argumentada, o que uma comunidade pensa sobre um determinado tema, incorporando a quantidade de indivíduos que se desejar e, ademais, cruzando os resultados com as variáveis de cadastro desses indivíduos.

A economia de tempo é significativa e permite ao estudioso ficar livre das tarefas mecânicas da pesquisa e se concentrar mais nos aspectos conceituais.

A pesquisadora Ana explica que a grande vantagem do programa é justamente a possibilidade de associação entre o qualitativo e o quantitativo numa mesma pesquisa – dispensando, assim, a necessidade de realização separada de duas pesquisas, uma quali e outra quanti. Fernando lembra, ainda, que são raros os softwares em que a informação e a quantificação coexistem em perfeita harmonia com os aspectos qualitativos.

A técnica do DSC e o programa vêm sendo usados nos últimos seis anos em pesquisas de opinião em várias áreas do conhecimento. Além da USP, o software foi usado em pesquisas na Unicamp, Universidade de Brasília e nas federais do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e Unifesp. Também foi usado pela Organização Mundial da Saúde e pelos ministérios da Saúde e Ciência e Tecnologia.

Ele permite, por exemplo, saber, em uma pesquisa, em detalhe, qualitativamente, as razões dos eleitores para a escolha de um candidato ou de consumidores para a escolha de determinado produto e, ao mesmo tempo, a que tipo de classe social, renda, nível de instrução, pertence o grupo de eleitores ou consumidores portadores de tais opiniões.

O programa permite diversos usos em áreas como pesquisa social, de opinião, de mercado e auxilia muito o cientista, o gerente, o diretor em suas conclusões finais ou na tomada de decisões em projetos e programas baseados em pesquisas qualiquantitativas.

Da Faculdade de Saúde Pública da USP

SERVIÇO

Download (cópia) do Qualiquantsoft – www.spi-net.com.br