Programa AcessaSP é repaginado e conta com novidades para 2017

Programa continua com a visão de contribuir para a consolidação de uma democracia mais inclusiva e promover o empoderamento digital

ter, 28/03/2017 - 11h01 | Do Portal do Governo

O programa Acessa São Paulo está com novidades que pretendem contribuir para o desenvolvimento pessoal, profissional e comunitário pelo meio digital. As mudanças aconteceram por conta do resultado da última pesquisa realizada com os usuários dos postos de inclusão digital.

A 13ª edição da POnline, divulgada em 2016, mostrou que 50% dos frequentadores vão a um posto do AcessaSP para procurar um emprego pela internet. Foram 3.180 entrevistados e a amostragem revelou que para 27% do público, o AcessaSP é o único meio de conexão com a internet.

A pesquisa também mostrou o perfil socioeconômico dos usuários: 21% vivem com até 1 salário mínimo de renda familiar mensal, 33% têm renda de 1 a 2 salários mínimos e 14% têm renda de 2 a 4 salários mínimos.

Os dados indicam, por exemplo, que uma parcela do público do AcessaSP tem o mesmo perfil dos beneficiários de programas como os realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social; ou do público atendido pela Subsecretaria de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Nesse novo escopo, duas ações já estão sendo trabalhadas pelo governo: um projeto de implantação de coworking público, com os objetivos de, por meio da tecnologia, intensificar redes do conhecimento entre trabalhadores da economia criativa, aprimorar serviços públicos e gerar impacto social; e o projeto Trilhas do Conhecimento, que pretende ajudar o cidadão a ingressar e a crescer no mercado de trabalho, por meio dos estudos, do emprego ou do empreendedorismo.

O programa continua com a visão de contribuir para a consolidação de uma democracia mais inclusiva, colaborando para a construção de um cidadão mais autônomo e crítico. A missão do Acessa continua sendo a de promover o empoderamento digital do cidadão, oferecendo infraestrutura gratuita de tecnologia e comunicação, orientação, informação e formação, em um ambiente colaborativo.

Os valores do programa permanecem com alicerce no respeito ao cidadão. Nos postos, todo e qualquer usuário tem o direito de ser atendido com atenção e cortesia, independente de sua etnia, credo religioso, gênero ou condição socioeconômica.

Programa mantém internet grátis
Criado em 2000, o AcessaSP tem um histórico de mais de 93 milhões de atendimentos realizados em 16 anos pelas redes fixa e sem fio. Esse serviço, que continua disponível em postos fixos instalados em mais de 500 municípios, em parceria com as prefeituras, e órgãos estaduais, continua disponível.