Procon-SP dá dicas para quem quer utilizar o 13º salário

No caso dos endividados, por exemplo, órgão aconselha usar ganho extra para quitar pendências financeiras

seg, 04/12/2017 - 13h08 | Do Portal do Governo

Para quem está endividado, o 13º salário pode significar um alívio, um extra para quem quer economizar ou ainda um auxílio para as compras de fim de ano ou uma viagem de férias. Pensando em orientar o cidadão a utilizar o dinheiro extra da melhor forma, o Procon-SP preparou cinco dicas para você tomar as melhores decisões. Confira:

1. Pagamento de dívidas
Liste todas as dívidas que possui, como cartão de crédito, cheque especial, empréstimo e financiamento. Priorize aquelas que cobram juros mais altos e, se tiver um financiamento, aproveite o dinheiro extra para antecipar uma ou mais parcelas.

2. Viagens e compras de fim de ano 
Se não tiver dívidas, aproveite o bônus para as compras de fim de ano ou para fazer uma viagem. Pesquise bem os preços, liste todas as despesas do mês e as que envolvem as festas – ceia, roupas novas, presentes e cabelereiro. Relacione todas as pessoas que você deseja presentear, estipulando um valor máximo.

Caso prefira usar o dinheiro em uma viagem, escolha o destino com antecedência. Calcule os possíveis gastos com hospedagem, passagens, alimentação, seguro viagem, aluguel de automóvel, combustível, pedágios, passeios e lembranças.

3. Contas de início de ano
Não se empolgue com a possibilidade de gastos extras, pois já existem muitos gastos previstos no início de 2017: por exemplo, a fatura do cartão de crédito do Natal chegará em janeiro. Além disso, muitos consumidores precisam pagar tributos como IPVA e IPTU, além dos gastos com a escola dos filhos; por isso, planejamento é a palavra-chave.

4. Vale a pena antecipar?
Os bancos oferecem a possibilidade de antecipação do 13º salário. Porém, antes de se decidir por essa opção, saiba que a antecipação é um empréstimo e o 13º salário é a garantia para a quitação. Por isso, não utilize esse recurso desnecessariamente.

A modalidade só é interessante para quem pretende quitar dívidas com juros altos, como cartão de crédito e cheque especial, por exemplo. Se não estiver com a “corda no pescoço”, aguarde mais um pouco, pois a antecipação pode se tornar apenas mais uma dívida.

5. Poupar ou investir
O 13º salário ou o que sobrou dele pode ainda ser poupado ou investido. Analise as aplicações disponíveis no mercado, levando em consideração o período em que deseja usar o dinheiro, o tempo necessário para capitalizar (render) a importância desejada, a rentabilidade oferecida e o risco do investimento escolhido.