Procon oferece duas unidades móveis de atendimento à população

A fim de aproximar o serviço do cidadão, dois ônibus percorrem o Estado para estabelecer relação entre consumidor e fornecedor

ter, 17/04/2018 - 9h17 | Do Portal do Governo
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Os ônibus ficam estrategicamente localizados em lugares de grande circulação ou em regiões distantes de uma unidade Procon

Pensando em garantir os direitos dos cidadãos por meio de um serviço eficiente e de qualidade, a Fundação Procon tem como objetivo executar a política de proteção e defesa dos consumidores, bem como estabelecer relações com fornecedores. Para isso, além das entidades físicas espalhadas pelo Estado, a instituição conta com duas unidades móveis que levam o serviço para perto de diversos paulistas.

Dois ônibus percorrem as regiões do Estado equipados com mesas, cadeiras, toldo externo e toda estrutura necessária para receber demandas locais. A ideia, dessa forma, é oferecer a divulgação do trabalho do Procon, distribuir material educativo e orientar e receber queixas.

“As unidades móveis possibilitam ao Procon levar seus serviços a municípios que ainda não possuem esse tipo de atendimento, além de orientar o consumidor sobre seus direitos e recepcionar reclamações”, explica secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa.

Os municípios podem solicitar o serviço e, em geral, elas se instalam em lugares estratégicos de grande circulação de pessoas ou em regiões mais distantes das sedes da Fundação no local. Com isso, esse atendimento se torna mais próximo do cidadão, já que chama atenção de quem passa por perto.

“Elas funcionam como uma porta de entrada para reclamação. Normalmente após o registro, é feito o encaminhamento para o Procon do município para dar continuidade ao processo. Com essas unidades, é mais fácil para o cidadão fazer a queixa”, afirma o diretor de relações institucionais do Procon, José Marcelo Fiorese Gonçalves.

Desde 2011, os dois ônibus já percorreram mais de 130 localidades em todo Estado. Na última quinta-feira (12), a região central da cidade de Rio Claro recebeu um deles e realizou atendimentos e orientações das 09h às 16h.

“Nós preenchemos as fichas com as queixas e, para dar continuidade, encaminhamos ao Procon do município. Essa é uma maneira eficaz de levar o nome da Fundação para mais próximo do cidadão”, disse o diretor do Proncon de Rio Claro, Thiago Brunelli Falcão.

De acordo com ele, tanto a unidade física quanto a móvel auxilia os cidadãos com reclamações que transcendem o código do consumidor. “Recebemos muitas ocorrências de contratos civis e é a nossa função orientar e educar. Nesses casos, nós chamamos de registros extra-procons”, completa.

Esses serviços são de grande importância para o cidadão e por isso é um dos mais bem avaliados do Estado, ressalta o diretor José Marcelo. “A imagem do Procon está fixada como um órgão que tem alta resolutividade. Assim, como é comum aparecer problemas de toda natureza, orientamos quais caminhos ele deve seguir”, esclarece.

São Carlos é outro município que também solicita as unidades móveis e o prefeito também contempla a ação. Para ele, elas permitem que os cidadãos tenham acesso mais fácil aos serviços da Fundação. “É uma outra porta que ele pode bater para pedir ajuda. Além de orientar, mostram alternativas”.