No primeiro semestre de 2007, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, recebeu 15.994 reclamações, o que representa um crescimento de 28,32% em relação ao mesmo período do ano passado.
O assunto mais reclamado foi telefonia fixa, com 3.437 registros, seguido por aparelhos de telefone, 1.758, respectivamente, 21,6% e 10,9% do total de reclamações.
O levantamento é feito com base em todas as reclamações abertas no órgão, independentemente de sua condição (em andamento, atendida, não atendida ou encerrada).
Os dados são diferentes dos utilizados para o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, divulgado sempre no dia 15 de março, em que são computados apenas os processos que foram concluídos no ano em questão e que se enquadram como fundamentadas (atendidas ou não atendidas), de acordo com o Art.44 do Código de Defesa do Consumidor.
Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania |
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