Pró Bandas segue para 19 municípios do Estado

Projeto oferece cursos gratuitos de regência, flauta, trompa e outros instrumentos

dom, 09/09/2007 - 10h13 | Do Portal do Governo

O Programa de Apoio às Bandas, o Pró Bandas, realizado pela Secretaria Estadual da Cultura, por meio do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, chega em sua nona edição e, neste ano, seguirá  para 19 municípios do Estado de São Paulo.

Com coordenação do Maestro Antonio Carlos Neves Campos, diretor artístico do Conservatório, o Pró Bandas é um projeto itinerante que tem como objetivo levar para algumas cidades do Estado cursos gratuitos de regência, flauta, clarinete, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão, entre outros, todos ministrados por renomados professores do Conservatório de Tatuí. Nesta edição terão também algumas novidades: as aulas especiais de harmonia, improvisação e arranjos, método de ensino coletivo, restauração e manutenção de instrumentos e bateria. Haverá também um curso para aprender a utilizar o Programa Sibelius, para edição de partituras no computador.

Durante um fim de semana, os instrumentistas de bandas, corporações musicais e fanfarras, além de interessados de qualquer idade, poderão participar das oficinas que tiveram início neste fim de semana,  8 e 9 de setembro, nas cidades de São Miguel Arcanjo, Cruzeiro e Americana. O Projeto seguirá até dezembro passando por todos os municípios contemplados, até o encerramento oficial, na cidade de Piracicaba.

As cidades que receberão o projeto são: São Miguel Arcanjo, Cruzeiro e Americana, nos dias 8 e 9 de setembro; Paraguaçu Paulista, Caraguatatuba e Indaiatuba, nos dias 15 e 16 de setembro; Lençóis Paulista, Barretos e Santa Rosa do Viterbo, nos dias 13 e 14 de outubro; Franca, Peruíbe e São Carlos, nos dias 20 e 21 de outubro; Itapetininga, Lorena e Penápolis, nos dias 17 e 18 de novembro; Avaré, Adamantina e Votuporanga, nos dias 1º e 2 de dezembro. E o encerramento do projeto será no dia 7 de dezembro, a partir das 16h, na cidade de Piracicaba.

Consolidado como um dos mais sérios e importantes projetos culturais da SEC, o Pró Bandas resgata uma das mais antigas manifestações musicais da história. Dá o verdadeiro valor para as fanfarras e bandas de música das pequenas cidades do interior, além de levar o conhecimento musical para a formação de novas gerações de músicos e maestros.

Segundo o coordenador Antonio Carlos, “os músicos têm pouco material e incentivo para as bandas e fanfarras no interior do Brasil. Quanto mais distante das capitais, mais difícil o acesso ao material correto, informação e novos conhecimentos. Poucas pessoas sabem, mas estas bandas são de grande importância para o interior e, em muitos casos, são as únicas escolas de música nestas cidades.” Descobrindo este cenário, Antonio Carlos sentiu a necessidade de levar professores e oferecer cursos técnicos de música para modernizar o repertório destes instrumentistas. “Os resultados são extremamente positivos, quando retornamos a estas cidades, vemos como aumenta a qualidade dos músicos, como aprenderam com nossas aulas, isso dá uma injeção de ânimo nestes profissionais”, conta.

Inscrição

Para participar do Pró Bandas, o instrumentista interessado deve inscrever-se em um dos municípios-sede, preenchendo formulário próprio. A inscrição poderá ser feita até um dia antes da realização da oficina técnica, sendo que poderão participar do Pró Bandas músicos com conhecimento musical, integrantes ou não de Banda Sinfônica, Banda Musical, Banda Marcial, Fanfarras, Corporações musicais e/ou demais grupos. Também é possível efetuar cadastro da banda para ser informado posteriormente de sua realização no site www.conservatoriodetatui.org.br. Os alunos que participarem de 75% das aulas técnicas receberão certificados de participação. Para mais informações consulte o site do Conservatório.

Da Secretaria Estadual da Cultura

(I.P.)