Primeiro trem novo da Linha 3-Vermelha embarca para o Brasil

Composição é a primeira de um lote de 17 trens destinados para as linhas 1-Azul e 3-Vermelha

qua, 09/12/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

Mais uma etapa do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano (Expansão SP) cumprida. O primeiro trem, de um total de 65 em fabricação para o Metrô e CPTM, deixou a fábrica da CAF situada em Irún, na Espanha, na semana passada, 3. Dali, o trem seguiu para o porto de Bilbao, onde será embarcado em um navio rumo ao porto de Santos.

A composição que chegará ao Brasil é a primeira de um lote de 17 trens adquirido pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) para as linhas 1-Azul e 3-Linha -Vermelha, do Metrô de São Paulo. Os dois primeiros trens serão produzidos na Espanha e os 15 restantes na nova fábrica instalada pela CAF em Hortolândia (SP), o que está gerando 900 novos empregos no Brasil.

A empresa espanhola é uma das quatro maiores fabricantes de trens e equipamentos ferroviários do mundo. A previsão é de que o primeiro trem entre em operação em março de 2010, na Linha 3-Vermelha, após os testes dinâmicos que serão realizados no Pátio Itaquera.

Novos trens da CPTM

A CAF também está fabricando 48 trens para a CPTM: 20 para a Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), 20 para a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) e 8 para a Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú). O primeiro trem está em fase final de acabamento e testes estáticos na fábrica de Beasain (Espanha), com previsão de embarque para o Brasil, em um navio, na segunda quinzena de dezembro. A primeira composição deverá entrar em operação em março de 2010.

Os modernos trens para CPTM e Metrô estão sendo construídos em aço inoxidável, terão ar-condicionado, sistema de monitoramento por câmeras, detecção e extinção de incêndio, painéis eletrônicos de comunicação, câmeras de segurança, itens de acessibilidade, sistema de comunicação auditiva digitalizada, registradores de eventos [caixa preta] e sistema de freios mais modernos com controle de patinagem e deslizamento.

Mais transporte

Até 2010, o Expansão SP receberá do Governo R$ 21 bilhões, o maior investimento já realizado no setor. Um dos principais objetivos é quadruplicar o número de linhas com qualidade de metrô, dos atuais 61,3 km para 240 km, sendo 160 km na CPTM. Além da expansão das linhas, os recursos estão sendo utilizados para a compra de 107 novos trens, a reforma das composições antigas e a implantação de um novo sistema de sinalização.

Da CPTM