Pré-inscrições para Paralimpíadas Escolares vão até sexta

Jovens podem participar da seletiva para representar o time de São Paulo em dez modalidades

qua, 18/04/2012 - 10h23 | Do Portal do Governo



Terminam nesta sexta-feira, 20, as pré-inscrições para as Paralimpíadas Escolares, evento que ocorrerá em outubro no Anhembi. As equipes que irão representar o time de São Paulo na competição serão escolhidas em seletivas regionalizadas, que acontecerão entre os dias 15 de maio e 30 de junho.  

Alunos de 12 a 19 anos com deficiência física que estejam estudando no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio têm a chance de participar de um evento que já revelou atletas paralímpicos. “Hoje temos um atleta de ponta que vai competir nas Paralimpíadas de Londres que foi revelado nas Paralimpiadas Escolares de 2006. O evento acaba sendo o local para técnicos do Comitê Paralímpico observarem quem são os novos atletas que podem se destacar”, afirma Sérgio Gatto, diretor da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Praticar esportes é muito importante para todas as pessoas. No caso de crianças com deficiência pode trazer conquistas jamais imaginadas. André Brasil teve paralisia infantil aos seis meses de vida e começou a nadar na infância para ajudar em sua reabilitação. Hoje André coleciona medalhas. “Me sinto um atleta de responsabilidade, não só social, mas de uma nação”, orgulha-se. O nadador faz parte do Time São Paulo, equipe formada por 21 atletas Paralímpicos e quatro atletas guias que recebem patrocínio do Estado e participam de campanhas para motivar crianças a praticarem esportes.

Lucia Teixeira tem 30 anos e nasceu com deficiência visual. Começou a treinar judô aos 15 e vai lutar por sua primeira medalha Paralímpica este ano, em Londres. “O segredo é não desistir do sonho jamais. A dor sempre existe, mas é preciso persistir”, diz ela. Outro bonito exemplo de superação é Luiz Medina. Ele nasceu com má formação congênita e perdeu as contas de quantas medalhas já conquistou no tênis de mesa. “Acho que tenho em torno de 80 medalhas”, afirma.

Se você está interessando em participar das Paralimpíadas Escolares, basta fazer sua pré-inscrição no site ou enviar um e-mail para srgsantos@sp.gov.br

Do Portal do Governo do Estado