Pré-Carnaval: Saúde alerta para vacinação contra febre amarela

Quem viajar para áreas de mata no feriado deve procurar um posto até a próxima terça-feira (19), para imunização gratuita

seg, 18/02/2019 - 19h47 | Do Portal do Governo

Por meio das ações da Secretaria da Saúde, o Governo do Estado convoca todos os paulistas para a imunização contra a febre amarela antes de viagens do feriado prolongado de Carnaval, no caso de quem ainda não se protegeu. Vale lembrar que a vacina está disponível na rotina dos postos da rede pública e leva dez dias para garantir proteção efetiva.

Desse modo, o ideal é que os foliões procurem as unidades de saúde até a próxima terça-feira (19), especialmente quem deseja seguir para áreas de mata e ribeirinhas. “Aos que tomarem a vacina em período inferior a dez dias, recomendamos que evitem entrar em áreas verdes, usem repelentes, roupas compridas e de cor clara para reforçar a prevenção”, explica a diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato.

Todo o Estado tem recomendação da vacina, devido à circulação do vírus. Assim, todos os cidadãos em território paulista devem se imunizar. A vacina é indicada para pessoas a partir dos 9 meses de idade.

Orientações

Os pacientes portadores de HIV positivo e transplantados devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina. Não há indicação de imunização para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses de idade e imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (a exemplo de lúpus e artrite reumatoide).

A cobertura vacinal contra febre amarela em São Paulo é de 70%, em média, com variação entre as regiões. Nos últimos dois anos, mais de 15 milhões de pessoas foram vacinadas contra a febre amarela no Estado.

O número é duas vezes maior que o vacinação da década anterior, com 7 milhões de pessoas imunizadas entre 2006 e 2016. Vale destacar, ainda, que não há casos de febre amarela urbana no Brasil desde 1942.

De acordo com balanço divulgado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, de janeiro até a primeira quinzena de fevereiro deste ano, foram confirmados 36 casos de febre amarela silvestre no Estado, dos quais nove evoluíram para óbitos. Em 2018, houve 502 notificações e 175 mortes. Em 2017, foram 74 registros e 38 óbitos.