Poupatempo disponibiliza totens de autoatendimento

Tecnologia está disponível em shoppings, supermercados e Metrô; 5 milhões já solicitaram serviços sem necessidade de atendentes

sex, 05/01/2018 - 11h33 | Do Portal do Governo

O Poupatempo inicia o ano com uma novidade tecnológica. Para ampliar o alcance dos serviços, o órgão espalhou totens de autoatendimento em shoppings, supermercados, e também no Metrô. Ao todo, foram instalados em 28 shoppings e supermercados da capital, Grande São Paulo, cidades do interior e nas estações Paraíso e Vila Prudente do Metrô.

Os totens são equipamentos que combinam tecnologias de interação e conexão e facilitam o acesso a informações e serviços. Nos últimos dois anos, 18 modelos pilotos chegaram para os 18 maiores postos Poupatempo. Desde então, cerca de 5 milhões de cidadãos já solicitaram serviços diretamente por este novo canal. Isso sem a necessidade de passar pelas mesas de atendimento.

O novo modelo de atendimento oferece acesso mais fácil para o cidadão. Os totens permitem solicitar serviços como a emissão e impressão gratuita do Atestado de Antecedentes Criminais e a solicitação de segundas vias da CNH e do RG, para quem já passou pela coleta biométrica no Poupatempo nos últimos três anos. As taxas podem ser pagas no débito no equipamento e o RG ou a CNH são enviados pelos Correios.

Os totens também apresentam vantagens operacionais para a Prodesp, empresa responsável pela gestão do Poupatempo. Também contribui para reduzir a demanda presencial, hoje em torno de 200 mil pessoas por mês.

Para os shoppings e supermercados em que os equipamentos estão instalados, a vantagem é a oferta de mais serviços.

Os testes finais com os equipamentos instalados fora do Poupatempo serão realizados por três meses. O plano da Prodesp e do Poupatempo é avaliar a demanda, agregar mais serviços aos equipamentos e espalhar totens em outros centros de compras e outros locais de grande fluxo de pessoas nos municípios paulistas.