Portal do Detran.SP oferece novos serviços ao cidadão

Condutores podem acompanhar o pedido de CNH Definitiva e segunda via

qui, 17/11/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de desburocratizar e modernizar o atendimento ao cidadão, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) amplia os serviços eletrônicos disponíveis no portal www.detran.sp.gov.br. Agora, os condutores que solicitaram serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelo portal – como a segunda via do documento, a Permissão Internacional para Dirigir (PID) e a CNH Definitiva – poderão acompanhar a execução do pedido.

Por meio do campo “Serviços Eletrônicos”, o cidadão verifica a data da emissão do documento e o número do Aviso de Remessa (AR) emitido pelos Correios, dados que permitem rastrear a entrega do documento no site dos Correios: www.correios.com.br.

Para isso, quem solicitou a segunda via da CNH com entrega em domicílio deve informar a data de nascimento. Os condutores que optaram pelo recebimento da CNH Definitiva via Correios devem informar o número do registro da CNH.
Outra novidade é a possibilidade de conferência do resultado das provas teóricas e práticas, no caso de candidatos à primeira habilitação ou que fizeram curso de reciclagem e renovação da CNH, serviço disponível anteriormente por meio das autoescolas.

Beneficiando diretamente os proprietários de veículos usados ou zero quilômetro que sejam financiados ou alienados, a pesquisa online da situação do Gravame destaca as restrições que impedem a transferência de propriedade do veículo, durante a vigência do contrato, ou de carros que tenham sido dados como garantia de dívidas, por exemplo.

A análise pode ser efetuada por meio do número do chassi (carros zero km), do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) ou da placa do veículo (carros usados). Desta forma, os proprietários podem conferir possíveis alterações ou baixa no sistema informatizado. “Nossa intenção com a ampliação dos serviços online é gerar comodidade ao cidadão e oferecer procedimentos antes disponibilizados, exclusivamente, por instituições financeiras ou por terceiros”, explica Daniel Annenberg, coordenador do Detran.SP.

Serviços online adicionais

Aos novos serviços eletrônicos juntam-se as opções já disponíveis no portal desde o mês de julho, como consulta de pontos na carteira de habilitação, solicitação de segunda via de CNH e da CNH Definitiva, acompanhamento do processo de primeira habilitação, pesquisa de situação cadastral para emissão da segunda via do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) e emissão da PID, entre outros.

Para acessar os serviços eletrônicos é imprescindível que os usuários se cadastrem no portal do Detran.SP. informando CPF (se for pessoa física) ou CNPJ (se for pessoa jurídica) e  Renavam do veículo, o condutor cria login e senha que garantem a segurança no acesso dos dados.

Uma ficha eletrônica com nome, RG, data de nascimento, endereço completo (com CEP) e e-mail, para atualização de cadastro, também é solicitada ao cidadão.

Do Detran.SP