Pôlderes entregues em Franco da Rocha minimizam riscos de inundações

Estruturas hidráulicas servem para controlar enchentes em pontos baixos

seg, 21/12/2015 - 13h07 | Do Portal do Governo

Com a entrega do conjunto de dois pôlderes na região central de Franco da Rocha, nesta segunda-feira (21), o Governo do Estado minimiza o risco de inundações no município, especialmente no verão. Os dois sistemas integram um conjunto de intervenções realizadas pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) para controlar possíveis enchentes do ribeirão Euzébio e do rio Juquery.

As obras, que tiveram início em dezembro de 2011, incluem desassoreamento de 20 quilômetros do rio Juquery e 1,6 quilômetro do ribeirão Euzébio. Em 2009 e 2010, ambos foram castigados por uma grave enchente que alagou a região central e atingiu inclusive o prédio da prefeitura. A obra representa um investimento de R$ 91,4 milhões.

O governador Geraldo Alckmin foi até Franco da Rocha para entregar a obra. “Franco da Rocha é uma das cidades mais sofridas com a questão das enchentes, porque fica entre morros e dois rios. Fizemos o desassoreamento dos rios, os diques, os sistemas de bombas e pôlderes. A água que cai nas ruas é armazenada em um reservatório e depois é bombeada para o rio”, explicou.

No desassoreamento do ribeirão Euzébio e do rio Juquery, o DAEE removeu 458,4 mil metros cúbicos de sedimentos. “Tiramos mais de 400 mil metros cúbicos de material assoreado, aprofundamos e limpamos o rio”, destacou o governador.

O Governo do Estado também autorizou a construção do piscinão das Águas Vermelhas, que vai armazenar mais 200 mil metros cúbicos de água. “Com isso, Franco da Rocha, que já sofreu muito, passou no sábado [19] por uma chuva enorme e resistiu bem. E terá ainda com o piscinão mais condições de superar as enchentes do passado”, afirmou Alckmin.

Pôlderes
Os pôlderes são estruturas hidráulicas artificiais para controle de enchentes em pontos baixos, próximos a rios, áreas ribeirinhas em geral e o mar. O pôlder dispõe de um sistema composto por um dique (muro de contenção), reservatório, dutos e bombas.

Em caso de chuvas de grande intensidade, especialmente no verão, as estruturas evitam o transbordamento dos rios. O sistema de galerias de águas pluviais local direciona as águas da chuva até um reservatório menor para armazenamento e lançamento de volta ao rio após período de pico de vazão.

Do Portal do Governo do Estado