Pitch Gov SP é destaque na Plataforma Brasil G20

Governo paulista foi convidado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) a apresentar a iniciativa inédita

sex, 10/03/2017 - 18h57 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Parceria da start-up Nama com o Poupatempo resultou no desenvolvimento do Poupinha, um robô de inteligência artificial para agendamento de serviços

O programa Pitch Gov SP foi destaque na 6ª reunião do grupo de trabalho Plataforma Brasil G20 de Negócios Inclusivos, realizada nesta sexta-feira (10) em Brasília. Lançado em 2015, o Pitch Gov busca aproximar o Governo do Estado das soluções tecnológicas desenvolvidas por start-ups para questões de interesse público que melhorem a prestação de serviços ao cidadão.

O assessor da subsecretaria de Parcerias e Inovação do Governo do Estado de São Paulo, Eduardo Henrique de Azevedo, apresentou o tema ‘Start-ups & Inovação em Gestão Pública’, destacando as parcerias já consolidadas pelo Pitch Gov SP. Entre elas, parceria com a start-up GetNinjas, que possibilita aos alunos da Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP) oferecer seus serviços por meio de um aplicativo desenvolvido pela empresa.

Outro destaque apresentado na reunião do grupo de trabalho foi a parceria da start-up Nama com o Poupatempo, que resultou no desenvolvimento de um robô de inteligência artificial para agendamento de serviços e atendimento. Nos primeiros dias de testes, o Poupinha – como foi batizado o robô – já realizou mais de 130 mil agendamentos e trocou mais de 5,3 milhões de mensagens.

Ineditismo
O Pitch Gov SP foi a única iniciativa de governo a ser exposta no evento. A Plataforma Brasil G20 de Negócios Inclusivos é um grupo de trabalho formado por 16 órgãos públicos, entidades público privadas e de direito privado, paraestatal, organizado com o apoio técnico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Ministério das Relações Exteriores.

Segundo Azevedo, a reunião foi bastante produtiva e serviu para conhecer o que outros órgãos estão fazendo para disseminar o conceito de negócios inclusivos no setor público. “O objetivo principal é melhorar o serviço público, atrair mais parcerias e fazer o programa expandir para outras áreas”, avaliou.

Sobre o Pitch Gov
O Pitch Gov SP é uma ação coordenada pela Subsecretaria de Parceria e Inovação, ligada à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo. Na primeira edição, contemplou as áreas de Educação, Facilidades ao Cidadão e Saúde. As secretarias e órgãos participantes listaram desafios e 304 start-ups apresentaram suas soluções. Após o processo de seleção, 12 empresas foram convocadas para implementar seus produtos.