Piano da Estação da Luz faz sucesso com o público

Outro instrumento, colocado na Estação Barra Funda, também atrai os usuários da CPTM

ter, 06/04/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

As teclas do piano instalado na entrada no saguão da Estação da Luz estão o tempo todo sendo dedilhadas pelo público. Mal um pianista amador se levanta do banquinho, outro ocupa seu lugar com entusiasmo. Morador do centro da cidade, José Adão cede a vez após tocar várias canções. Mas fica ali por perto e, na primeira oportunidade, volta a ocupar o lugar. João levou ao pé da letra o Toque-me, sou teu, nome do programa da CPTM. Quando está tocando diz sentir que o piano é dele. Desde que se deparou com “inusitado de ver todo mundo tocando”, decidiu aventurar-se também e diz estar “tirando o maior proveito”.

Há dois meses, suas mãos passam pelo teclado quase todos os dias. Já percebeu a presença de pelo menos dois professores de piano no local. Quando se dá conta da chegada deles, aproxima-se e presta atenção ao que eles tocam e ainda pede músicas que gostaria de ouvir. Aprovou a iniciativa da CPTM de colocar dois pianos à disposição do público. Os instrumentos ficarão lá todos os dias enquanto houver alguém disposto a tocar.

Um piano fica permanentemente no saguão principal da Estação Luz. O outro é itinerante e ficará na Estação Barra Funda até junho. Depois, segue para Pirituba, na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato).

Talentos anônimos

Quando alguém que sabe tocar senta no disputado banquinho do piano, os transeuntes prestam ainda mais atenção. Ao ouvir os acordes da música Imagine, de John Lennon, pelos dedos de Francisco Chagas, a concentração em volta do instrumento aumentou bastante. Inibido por ser a primeira vez a sentar no banco, logo se soltou com a aprovação e os aplausos recebidos e mostrou com orgulho o seu dom artístico.

Alguns querem apenas sentir a sensação e emoção de fazer vibrar os sons das teclas como é o caso de Paulo Barbosa, professor de teclado e violão. Confessa que “ficaria constrangido se tivesse algum pianista ouvindo porque saberia que não estou tocando bem”. Muitos apenas olham longamente com curiosidade e depois decidem seguir em frente. Há quem fique para observar o movimento das teclas, o funcionamento e ver como é o piano por dentro.

Toque-me, sou teu

A história de disponibilizar os dois pianos ao público começou em outubro de 2008 quando o Sesc-SP instalou em parceria com o artista inglês Luke Jenam pianos com a inscrição Toque-me, sou teu em vários espaços públicos da capital, incluindo as estações Luz e Santo Amaro.

Em 2009, o Sesc doou os dois pianos da marca Zimmermann para a CPTM. O projeto deveria durar apenas algumas semanas, mas os pianos caíram no gosto do público e devem ficar por tempo indeterminado. Tal é o sucesso do Toque-me, sou teu, que a CPTM produziu o CD – Piano na Luz como parte da comemoração por seus 17 anos em junho de 2009. Participaram do disco as sete pessoas que mais se destacaram em suas apresentações espontâneas.

Da Agência Imprensa Oficial