Pesquisadora de multimeios faz palestra no Second Life

Evento acontece nesta segunda, às 19h, no www.secondlife.com

seg, 26/05/2008 - 14h10 | Do Portal do Governo

Entre 2004 e 2006, Daniela Carvalho desenvolveu sua dissertação de mestrado no Departamento de Multimeios do Instituto de Artes da Unicamp. O tema foi  Áudio na Internet. Não satisfeita com os (bons) resultados, a mineira de Uberlândia, adaptou o trabalho para um livro, cujo lançamento acontece no dia 16 de junho, na Livraria Cultura do Iguatemi Campinas.

Antes, porém, Daniela decidiu fazer um incursão pelo Second Life (SL). Nesta segunda-feira, às 19 horas, a mineira e seu orientador, o professor Eduardo Paiva,  fazem uma palestra virtual. O evento terá ainda um show acústico ao vivo.

A participação é gratuita. Para saber como assistir, basta acessar o endereço www.audionainternet.com e preencher um cadastro, que permitirá baixar podcasts de palestras, receber agendas de eventos e oficinas, postar comentários em blogs e acompanhar a programação da rádio on-line.

O livro – No livro, os autores tiveram a preocupação de falar sobre as características do áudio digital, mostrar a evolução histórica dos tipos de arquivos sonoros para a internet, a partir da data de sua popularização no mundo, em 1990.

Descrevem como alguns sites brasileiros utilizam os recursos sonoros, apresentam também os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com os usuários da web sobre o que eles esperam da comunicação sonora na internet.

Por fim, discutem como o áudio pode ser utilizado para de fato ser próprio da internet e não transferido de outro meio, da mesma forma que se é utilizado em TV, rádio, cinema e jogos, por exemplo.

Os autores

Daniela Carvalho Monteiro Ferreira – Publicitária, com especialização em marketing e mestrado em multimeios. Atualmente é doutoranda em Artes na Unicamp; Sua pesquisa é focada nas aplicações sonoras para Internet. É professora do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário do Triângulo (Unitri). Atua profissionalmente como consultora e designer nas áreas de Internet, comunicação, pesquisa e marketing.

José Eduardo Ribeiro de Paiva – Professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação e do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp. Atua como professor do programa de pós-graduação em Música e do programa de pós-graduação em Artes. Graduado em composição e regência, mestre em Artes e doutor em Multimeios, Eduardo Paiva, desde os anos oitenta, pesquisa as relações entre criação sonora, mídia e tecnologia, tendo publicado vários artigos e participado de diversas gravações com seus trabalhos. Atualmente, é chefe do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, editor na revista on line Sonora e membro do corpo de colaboradores da Revista Diapason Brasil, na qual escreve sobre tecnologia sonora.

Da Unicamp