Performance teatral narra fatos cômicos e trágicos na Estação da Luz

Intitulada 9:50 Qualquer Sofá, a peça será apresentada na próxima quarta-feira, dia 25, na Estação da Luz da CPTM

sáb, 21/07/2007 - 16h00 | Do Portal do Governo

Utilizando um sofá branco e folhas de papel, quatro atrizes do grupo Opovoempé dançam, narram e interpretam fatos reais sob um olhar divertido em um poema teatral coreográfico. Intitulada 9:50 Qualquer Sofá, a peça será apresentada na próxima quarta-feira, dia 25, na Estação da Luz da CPTM, às 12 horas.

As histórias, cômicas e trágicas, foram criadas a partir de acontecimentos contados pelo público, em intervenções realizadas pelas atrizes. Ana Luiza Leão, Graziela Mantoanelli, Manuela Afonso e Paula Possani convidavam pessoas para sentarem-se com elas em um sofá e contar casos engraçados, absurdos, azarados ou coincidências.

O projeto ganhou o PAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria da Cultura e descreve situações do cotidiano que nos causam perplexidade, como uma mulher que é atingida por um raio ao escovar os dentes, uma babá que coloca um bebê na máquina de secar e um cego que dirige um carro na contramão.

Na ficha técnica, Cristiane Zuan Esteves, na direção e dramaturgia; Ana Luiza Leão, Graziela Mantoanelli, Manuela Afonso e Paula Possani, atrizes-criadoras; Flávio Rabello, na iluminação; Anne Cerutti, com o figurino; Mano Bap, na trilha sonora; Carla Estefan, na produção; Bruno D’Angelo, com a programação visual; Alexandre Schneider, com fotografias e, na assessoria, Ofício das Letras.

O grupo Opovoempé surgiu em 2004 e, desde então, realizou diversas intervenções em locais públicos, que questionam a relação do homem com seu cotidiano no espaço urbano. Já em 2007, a trupe fez seu primeiro evento em uma estação de trem, Me mostre o que eu ainda não vi, que despertou a curiosidade e atenção dos usuários que passavam pela Estação da Luz.

Após estrear na Casa das Caldeiras, de onde o grupo é residente, o espetáculo foi adaptado para a estação. O trem acaba fazendo parte da encenação, pois o som de sua passagem é incorporado à ação das personagens.

SERVIÇO

9:50 Qualquer Sofá

Data: 25/07, às 12h

Local: Estação da Luz

Endereço: Praça da Luz, 01

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(R.A.)