Penitenciária Feminina é inaugurada na cidade de Votorantim

Unidade está entre as primeiras construídas respeitando particularidades e necessidades das mulheres, principalmente ligadas à saúde

seg, 20/03/2017 - 17h51 | Do Portal do Governo

Foi inaugurada nesta segunda-feira (20) a nova Penitenciária Feminina de Votorantim. Localizada na região metropolitana de Sorocaba, a unidade tem capacidade para abrigar 848 reeducandas, sendo 740 no regime fechado e 108 no regime semiaberto. Com área construída total de 17.038,55 m², a unidade busca atender a demanda de vagas prisionais e melhorar as condições de segurança pública.

O empreendimento é um dos primeiros a serem construídos respeitando as particularidades e necessidades das mulheres, principalmente as questões ligadas à saúde. A medida é inédita, já que as unidades mais antigas funcionam em prédios masculinos adaptados. Esta é a quinta unidade feminina do Plano de Expansão do Governo do Estado de São Paulo construída nesses moldes.

“Essa não é uma penitenciária feita para homem e adaptada para mulher. É uma penitenciária feminina concebida para as mulheres. Aqui, desde o lactário até os seis meses de vida, a criança fica com a mãe. Depois, quando vier visitar, tem playground e brinquedoteca. Não vê grade e é totalmente humanizada. Cada pavilhão tem a parte educacional e a parte de trabalho”, explicou o governador Geraldo Alckmin durante a inauguração.

Estrutura
Os pavilhões têm área específica para amamentação e para atividades esportivas, além de pátio descoberto com palco multiuso (por pavilhão), áreas de convivência e visita, com playground, praça de areia, minicampo de futebol e salas para atividades educativas de reeducandas com os filhos, com brinquedoteca, videoteca e oficina cultural. A unidade também conta com estação de tratamento de esgoto.

O projeto foi concebido com pavilhões de trabalho, de serviços, área de saúde e de visita íntima, todos com sistema de rampas de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida e banheiros acessíveis.