Passeio no Palácio valoriza natureza

Exposição “Primavera no Palácio dos Bandeirantes” recebeu público recorde neste final de semana

dom, 23/09/2007 - 16h35 | Do Portal do Governo

Céu azul, clima ameno e flores para todos os lados. Não há dúvidas: chegou a primavera. De carona com a mais bela das estações do ano, o Governo do Estado criou um novo roteiro de visitas para o público interessado em conhecer a sede do poder público paulista: “Primavera no Palácio dos Bandeirantes”.

E neste domingo, 23, primeiro dia da estação que se prolonga até 21 de dezembro, o público não deixou por menos e compareceu em peso ao número 4.500 da Avenida Morumbi, região sudoeste da Capital. Os números superaram as expectativas e o depoimento dos visitantes não esconde: a beleza do lugar é incrível e há muito o quê conhecer.

O visitante caminha pelos gramados do palácio construído na década de 1950 e fica sabendo que a idéia original era fazer do espaço uma universidade, a ser mantida pela Fundação Conde Francisco Matarazzo. O projeto não vingou e o imóvel foi desapropriado. Em 1964, durante a gestão do governador Adhemar de Barros, o edifício passou por adaptações arquitetônicas e veio a ser a nova sede do governo, efetivada em 1970.

É a história de São Paulo sendo contada em meio a bosques de cerejeiras, jequitibás, ipês e pinheiros. A sombra ajuda e os monitores do acervo do palácio continuam a visita guiada. O nome do prédio (Palácio dos Bandeirantes) é uma homenagem aos antigos exploradores que ampliaram as fronteiras do território brasileiro. Seus corredores largos e iluminados abrigam a administração executiva estadual, a casa militar e a residência oficial do governador.

“Assim todo mundo quer ser governador”, diz um turista deslumbrado com a vegetação que enche os jardins do palácio de beleza. Isso sem falar das esculturas dos artistas plásticos Bruno Giorgi e Felicia Leirner. Ele não foi o único. Chineses, franceses, japoneses, portugueses, argentinos e bolivianos ficaram encantados com o lugar.

Mas acredite: há quem tenha passado a vida toda morando do lado do Palácio e nem tenha desfrutado de sua beleza. É o caso da aposentada Nair Quadros. Ela foi vizinha do prédio por 20 anos e nunca tinha ido conhecê-lo. Neste domingo, resolveu trazer a filha e passar a tarde a admirar os pica-paus, joões-de-barro e quero-queros que fazem ninho nas árvores do jardim. “Superou e muito minhas expectativas”, contou.

Serviço

Palácio dos Bandeirantes

Endereço: Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2 – Morumbi – São Paulo

Telefone: (11) 2193-8282 /8212. Site: www.acervo.sp.gov.br

Horário: Segunda-feira a sexta-feira, das 10 às 17 horas. Sábados, domingos e feriados, das 11 às 16 horas.

Preço: Entrada franca

Manoel Schlindwein