Passarela da CPTM permite acesso à USP Leste

Portella entrega obra nesta quinta, às 15 horas

qui, 04/10/2007 - 10h42 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, e o presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Álvaro Armond, entregam à população, nesta quinta-feira, 4, às 15 horas, a passarela de pedestres da futura Estação USP Leste, na Linha F (Brás – Calmon Viana).

A nova passarela ligará o principal viário do bairro, a av. Dr. Assis Ribeiro, à portaria 3 da universidade. Com isso, o acesso dos estudantes ao campus, que antes só era feito pela Rodovia Airton Senna, agora poderá ser realizado a partir da Assis Ribeiro, com conforto e segurança.

A passarela integra o corpo da nova Estação USP Leste, que está sendo construída pela CPTM e tem prazo de conclusão para o final de dezembro. A travessia ficará aberta 24 horas e não exige o ingresso para a área paga da estação para utilizá-la.

Construída em estruturas pré-moldadas de concreto, a passarela tem 187 metros lineares de extensão e 3,70m de área útil de largura, apoiados sobre 13 pilares e 26 vigas, alcançando sete metros de altura no ponto mais alto, acima das vias férreas.

Para vencer este desnível, a CPTM fez uma rampa em forma de “L”, no acesso pela Assis Ribeiro, com inclinação de 8,33%, atendendo às normas de acessibilidade da ABNT, a fim de permitir a subida de pessoas em cadeiras de rodas. O restante da passarela, desde a travessia das linhas até a portaria 3, possui uma inclinação bastante suave, quase plana.

Os cerca de 680 m2 de pisos instalados são do tipo “ladrilho hidráulico”, na cor cinza, que possui ranhuras para facilitar o escoamento de água. Toda a estrutura de concreto recebeu um verniz antipichação, para inibir a ação dos vândalos. Os guarda-corpos, na altura de 1,10m do piso, são de aço galvanizado, protegidos contra ferrugem, além de terem sido pintados. A passarela tem dois níveis de corrimãos em aço inox na totalidade de sua extensão – um a 92cm e outro a 72cm de altura, para atender pessoas em cadeiras de rodas, conforme estabelece a norma.

A iluminação está garantida por 12 postes metálicos de luminárias, a 4 metros de altura. Visando facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual, foram instalados pisos táteis de alerta (nos desníveis) e direcionais ao longo da edificação para condução do usuário até a estação.

Surge uma nova linha

As obras fazem parte da recuperação e modernização da Linha F, onde serão investidos R$ 1,43 bilhão até 2010, visando melhorar os padrões de confiabilidade, acessibilidade, conforto e segurança do sistema. A CPTM também promove melhorias nas áreas de telecomunicações, energia, sinalização e via permanente, a fim de reduzir os intervalos de 9 para 6 minutos, nos horários de pico. Os 15 trens que operam na Linha deverão ser completamente modernizados. Desses, cinco já foram entregues e circulam normalmente.

Serviço

Entrega da Passarela USP Leste

Dia 04/10, quinta-feira, às 15h

Av. Dr. Assis Ribeiro, 5951 – Vila Cisper (Ermelino Matarazzo)