Parque Estadual Ilhabela completa 40 anos com programação especial

Plantio de mudas, roda de conversa e exposições fotográficas fazem parte da comemoração

qua, 18/01/2017 - 16h13 | Do Portal do Governo

O Parque Estadual Ilhabela completa 40 anos na sexta-feira (20). E para comemorar a data, o PEIb, em parceria com a prefeitura local, realizará uma série de atividades até o dia 25 de janeiro. Dentre as atrações estão plantio de árvores nativas da Mata Atlântica, rodas de conversa, exposição e trilhas.

No dia 20, uma cerimônia no Paço Municipal, com a presença de autoridades e convidados da sociedade civil que fizeram parte da história do Parque, celebra oficialmente o aniversário da Unidade de Conservação. Na mesma ocasião, ocorrerá a abertura da exposição “Água Vida”, de Mário Barilla.

Sobre o Parque Estadual Ilhabela
O PEIb, situado a 220 quilômetros da capital paulista, está localizado no Arquipélago de São Sebastião e abrange aproximadamente 85% da ilha. Criado em 1977, é composto por 12 ilhas e destaca-se por fornecer grande aporte de água doce em meio a condições oceânicas.

O local é boa opção para quem gosta de trilhas com cachoeiras, de praias e mergulhos. Um dos roteiros mais procurados por ecoturistas que gostam de caminhadas desafiadoras é a Trilha do Pico do Baepi. Seu principal atrativo, além da Mata Atlântica preservada, são os mirantes, que proporcionam vistas panorâmicas, com paisagens incríveis.

Outro destaque é a Estrada Parque de Castelhanos. Com uma extensão de 17 km, o percurso liga a zona urbana de Ilhabela com a comunidade da Praia dos Castelhanos e pode ser feito a pé, de bicicleta, a cavalo ou em veículo.

Confira a programação comemorativa:

– Dia 18, às 15h – Roda de Conversa na Praia Grande, com o tema “Importância dos Ilhotes de Ilhabela para a preservação da fauna marinha”- Encontro em frente ao restaurante do Barba;

– Dia 19, às 8h – Picnic na Guarita do Parque, com convidados da melhor Idade do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Às 15h – Exposição “Xô Gaiola” sobre Fauna Ameaçada, na Pça. Cel Julião de Moura Negrão – Vila;

– Dia 20, às 9h – Reabertura da Trilha que liga o Parque Municipal das Cachoeiras ao Parque Estadual. Às 16h – Cerimonial e Exposição de fotos no Paço Municipal de Ilhabela;

– Dia 21, às 7h30 – Plantio de mudas nativas da Mata Atlântica na Trilha do Baepi;

– Dia 22, das 10h às 18h – Exposição “Xô Gaiola” sobre fauna ameaçada, na Guarita da Estrada-Parque dos Castelhanos;

– Dia 25, às 15h – Roda de Conversa na Praia Grande e Praia do Julião com o tema “Importância dos Ilhotes de Ilhabela para a preservação da fauna marinha” Encontro em frente ao restaurante do Julião.