Palco Experimente SP é atração na Virada Cultural Paulista 2018

Diversos municípios recebem, pela primeira vez, o maior evento cultural de São Paulo, que tem programação gratuita

qua, 28/11/2018 - 10h06 | Do Portal do Governo

A 12ª Virada Cultural Paulista chega, em dezembro, aos dois últimos fins de semana de apresentações em diversas cidades do Estado. A edição deste ano amplia de 22 para 34 a quantidade dos municípios participantes e conta com a modalidade “Palco Experimente SP”, para novos artistas e experiências.

Vale destacar que o maior evento cultural de São Paulo possui uma programação variada, de qualidade e totalmente gratuita. Aos comemorar doze anos de apresentações no interior paulista, a Secretaria da Cultura do Estado inovou com um novo palco, o Experimente SP.

A iniciativa tem o objetivo de difundir as artes e coletivos urbanos das mais variadas linguagens culturais, como grupos de cultura tradicional. Muito mais do que shows, a ideia é que o público vivencie a diversidade da arte contemporânea, especialmente nas novas cidades do circuito.

Programação

No próximo mês, as apresentações ocorrerão nos dias 1º, 2, 8 e 9. As cidades que receberão eventos do palco Experimente SP, de acordo com a programação, são: Andradina, Birigui, Cananeia, Casa Branca, Cerquilho, Dracena, Garça, Ibitinga, Iguape, Olímpia, Pedreira, São Sebastião e São Vicente.

Neste ano, o município de Cerquilho receberá as atividades da Virada Cultural Paulista pela primeira vez. “Nunca tínhamos recebido um evento desse porte. A iniciativa é muito boa, pois engloba diversas localidades da região. Tudo é novo e estamos fazendo o que podemos para correspondermos às expectativas”, ressalta o coordenador de Cultura de Cerquilho, Felipe Cesar Aparecido de Paula.

“A cidade está sempre valorizando a cultura, uma vez que realizamos eventos de arte, desenho, encontro de dança e rodeio, além do Carnaval”, completa. As apresentações serão realizadas em 8 e 9 de dezembro, na região da Praça Presidente Kenneddy.

Em Birigui, os shows também serão nos próximos dias 8 e 9 (na Concha Acústica e na Biblioteca Municipal Dr. Nilo Peçanha). “Receber, de modo inédito, a Virada Cultural Paulista tem uma importância grande para o município. O evento favorece toda a região, que tem carência de receber artistas de referência no Estado e no Brasil”, explica o secretário de Cultura e Turismo do município, Elder Rodrigo Scanferla.

“A iniciativa é a oportunidade de trocar experiências com outras localidades e conhecer culturas. O principal desafio é entender a metodologia da ação e o movimento turístico na cidade deve aumentar”, acrescenta o gestor.