Palácio dos Bandeirantes recebe mostra de acervos culturais paulistas

Iniciativa engloba mais de 200 peças de museus do Estado de SP; visitantes podem conferir mostra na sede do Governo Paulista

qua, 07/11/2018 - 9h02 | Do Portal do Governo

O Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, recebe uma exposição que reúne mais de 200 peças trazidas do Museu Paulista (Museu do Ipiranga), da Pinacoteca do Estado e do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo.

De modo inédito, a mostra “Arte e História nas Coleções Públicas Paulistas”, que teve início em agosto, agrega os três acervos culturais paulistas mais antigos no mesmo espaço, no Morumbi, na capital. Vale destacar que a exposição apresenta peças de valor histórico e cultural para os brasileiros, que se dividem entre o hall, o mezanino e o 1º andar do Palácio dos Bandeirantes.

Entre as atrações, destacam-se uma carruagem do final do século XIX, telas de Benedito Calixto e Antonio Ferrigno, móveis das elites paulistas e uma coleção de ferros de passar roupas, além de dezenas de outras peças.

Uma reprodução da tela “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, também integra o acervo, uma vez que existe a impossibilidade técnica para o deslocamento da obra original do Museu Paulista. Um ateliê de restauro também faz parte da exposição. Além disso, o público poderá acompanhar a restauração da maquete de gesso do projeto original do Museu Paulista, feita nos anos 1880.

Reflexões

O secretário da Cultura do Estado, Romildo Campello, destaca a importância da iniciativa. “A exposição oferece aos visitantes reflexões sobre a união entre a história e a preservação, bem como um sinal para as questões relativas ao futuro. O acervo à mostra fornece a expressão da história paulista e da Independência.”, salienta.

Em visita ao Palácio dos Bandeirantes, o motorista Malci Bueno, da prefeitura municipal de Charqueada, conheceu mais a respeito da história paulista. “Há diversas peças muito interessantes e que produzem as lembranças sobre os nossos antepassados. Eu me interesso por meios de transporte, como as carruagens, por exemplo”, revela.

Durante o período da exposição, o Palácio dos Bandeirantes também receberá apresentações teatrais nos fins de semana, com debates sobre a Independência do Brasil. Acompanhadas por educadores que contextualizarão as obras, as visitas estão abertas ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, de hora em hora.