Palácio dos Bandeirantes abre nova exposição nesta terça-feira

Mostra “Modernismo Lutas e Sonhos: 1930-1945” mostra retrato artístico, político e social de SP

seg, 13/08/2007 - 21h00 | Do Portal do Governo

O governo do Estado de São Paulo, por meio de seu Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, promove, a partir desta terça-feira, 14, a exposição  Modernismo Lutas e Sonhos: 1930-1945”, no Palácio dos Bandeirantes. Além de exibir verdadeiras obras-primas de artistas brasileiros, de imigrantes, e de descendentes, a mostra revela um vibrante retrato artístico,  social e político de São Paulo nas primeiras décadas do século XX, período em que a cidade crescia vertiginosamente para se tornar uma das maiores do mundo.

Para a curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, Ana Cristina Carvalho, a iniciativa cumpre alguns objetivos: “em primeiro lugar, trata-se de dar a todos, indistintamente, a oportunidade de conhecer obras de artistas famosos que estavam fechadas nos palácios governamentais, nem sempre disponíveis ao olhar comum. De outra parte, pode-se contar, pelas telas, esculturas e demais peças, como a cidade de São Paulo era vista por artistas como Rebolo, Mário Zanini, Fúlvio Pennachi, José Pancetti, Volpi, Ernesto De Fiore, Portinari, Paulo Rossi Osir, entre outros”, afirma.

A exposição reúne obras de artistas que pertenceram aos grupos formados a partir dos anos 30: Sociedade Pró Arte Moderna (SPAM) e Clube dos Artistas Modernos (CAM), Grupo do Santa Helena e o Grupo Bernadelli, além de seus desdobramentos como a Família Artística Paulista, os Salões de Maio e a Osirarte. Além de telas e esculturas, o Acervo vai mostrar objetos, fotos e documentos de época.

A curadora da exposição, professora Elza Ajzenberg, destaca que a década de 30 estimulou o nascimento de uma visão crítica na maneira de pensar e foi decisiva para uma mudança do contexto cultural e estético dos anos que viriam: “o ano de 1933 foi fundamental nesse período. Nele foram publicados livros que marcaram para sempre gerações e gerações: ‘Casa Grande e Senzala’, de Gilberto Freire e ‘Evolução Política do Brasil’, de Caio Prado Júnior, que juntamente com ‘Raízes do Brasil’, de Sérgio Buarque de Holanda, nos levaram a uma nova descoberta do Brasil”, explica a professora.

“Por esses tempos, as temáticas nacionalistas ganharam destaque e o índio, o negro, o caipira e as paisagens dos canaviais nordestinos, foram atingindo espaços antes não pensados”, complementa Elza Ajzenberg.

Serviço:

“Modernismo Lutas e Sonhos: 1930- 1945”

A partir de 14 de agosto

Palácio dos Bandeirantes: Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2

Telefone para agendamento: (11) 2193.8282 / 8212

Agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br

Aberta ao público das 10 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Sábados, domingos e feriados, das 11 às 16 horas. Entrada gratuita.

(I.P.)