Orçamento Participativo Jovem leva benefícios às escolas paulistas

Por meio da iniciativa, Grêmios Estudantis podem executar ações inovadoras nas unidades da rede estadual de ensino

qua, 12/12/2018 - 15h14 | Do Portal do Governo

Os Grêmios Estudantis das unidades da rede de ensino paulista constituem um espaço de debate e de novas ideias em prol das escolas. Os espaços proporcionam aos estudantes a participação na vida escolar e da rotina da comunidade, por meio de projetos em diversas áreas, como cultura, esporte, comunicação e política.

A equipe responsável pelos Grêmios da Secretaria da Educação do Estado trabalha para oferecer mais credibilidade à ação. Exemplo disso é o lançamento, neste semestre, do Orçamento Participativo Jovem, que destinou R$ 5 mil reais para cada grêmio do território paulista.

“A iniciativa é fantástica para mostrar como os alunos cresceram como cidadãos e pessoas, indicando que uma educação de qualidade tem que ser feita em parceria com os nossos jovens”, avalia Sonia Maria Brancaglion, integrante da equipe.

De acordo com a Secretaria da Educação, são cerca de 4,7 mil escolas com grêmios atuantes, o que representa 92% do total de escolas estaduais nas ações. Apesar da vivência durante o ano letivo e o período de estudos, há jovens que pretendem continuar colaborando mesmo após a formatura.

Auxílio

Ex-aluno da Escola Estadual Pereira Barreto, na zona oeste de São Paulo, Mauryce Keyne Alves Correa, de 20 anos, ainda auxilia nos projetos do Grêmio Estudantil da unidade. Ele se interessou pelas decisões da escola desde o início do Ensino Médio. Ao chegar à 3º série, a chapa foi eleita para o Grêmio.

No ano seguinte, mesmo depois de formado, o estudante demonstrou interesse em participar dos projetos. “Fiquei como orientador do Grêmio e ajudei a colocar as ações em prática ao longo de 36 meses. Isso ocorreu porque a chapa eleita pediu minha ajuda e aceitei ser voluntário”, revela Mauryce Keyne Alves Correa, que cursa Letras na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“Muitas ações do Grêmio são inspiradas nos trabalhos dos ex-alunos. Mauryce conseguiu tornar o grupo mais ativo dentro da unidade”, comemora o diretor da escola estadual, Pedro Mucha.

Na avaliação do secretário de Estado da Educação, João Cury, as iniciativas ligadas aos Grêmios Estudantis reforçam o lugar dos estudantes nas deliberações em relação ao ambiente de ensino. “Não podemos tomar decisões de cima para baixo”, salienta o responsável pela pasta. É importante frisar que, ao todo, foram investidos R$25, 5 milhões em mais de 5,1 mil planos de ação em todo o Estado.