Ong OLPC quer repassar laptops para 1 bi de estudantes no mundo

Projeto foi apresentado em 2005, no Fórum Internacional de Davos, Suíça

qua, 12/09/2007 - 12h11 | Do Portal do Governo

Nicholas Negroponte, pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT) é o idealizador do One Laptop Per Child (OLPC). Em 2005, ele apresentou o projeto no Fórum Internacional de Davos (Suíça). No mesmo ano, os pesquisadores brasileiros iniciaram debates e estudos e uniram-se aos cientistas e empresas parceiras da iniciativa, como AMD, Red Hat, Google, Brightstar, News Corporation e Intel.

A OLPC é uma ONG sem fins lucrativos e seus equipamentos são fornecidos a preço de custo. Trabalha para reunir países dispostos a juntar forças e reduzir despesas de produção do computador. O caminho adotado agrega também empresas dispostas a reduzir margens de lucro nos componentes e oferecer um computador de qualidade, com valor próximo de U$ 100.

Atualmente, a OLPC realiza experiências com vários protótipos do notebook no Brasil, Nigéria, Uruguai, Egito, Argentina, Tailândia, Ruanda e Líbia. Com os diferentes modelos, pretende beneficiar também crianças que estão fora da escola e contemplar a diversidade regional existente entre os países participantes.

Como é o laptop

O equipamento é seguro, flexível e leve (1,5 quilo). Não usa materiais tóxicos e o pacote básico de aplicativos instalado tem somente programas de computador de código livre (open source) desenvolvidos especialmente para ele. Essa é uma das diretrizes adotadas pela OLPC na formatação do projeto.

Os componentes internos (hardware) e os programas (software) são atualizados periodicamente pela comunidade científica internacional. A configuração padrão de aplicativos inclui navegador, editor de texto, de desenho, reprodutor multimídia, leitor de livros eletrônicos e jogos educativos de português, matemática e arte musical.

O portátil de US$ 100 supera modelos convencionais em questões como mobilidade, design, ergonomia e usabilidade, tamanho, segurança, peso e resistência contra quedas. A tela é um destaque: tem mais linhas de resolução e é projetada para economizar a energia da bateria quando usada em locais abertos.

O sistema operacional é o Fedora, com uma versão enxuta do Linux. Sobre ele foi desenvolvido um ambiente denominado Sugar, que reproduz a integração da criança na sociedade e organiza o conteúdo a partir de quatro aspectos hierárquicos. A primeira noção é individual, a segunda consiste em compartilhar experiências em sala de aula com os colegas e o professor. A terceira congrega familiares e vizinhos e a última orienta a relação do estudante com o mundo.

Rogério Silveira

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)