Obras garantem e ampliam abastecimento de água em São Paulo

Investimentos do Governo do Estado beneficiam a população do ABC, das zonas Leste e Sul de São Paulo e municípios do Alto Tietê

qua, 31/08/2016 - 13h17 | Do Portal do Governo

A fim de ampliar e garantir o abastecimento de água para a população, especialmente os moradores do ABC, zonas Sul e Leste da capital e municípios do Alto Tietê, duas grandes obras foram inauguradas nesta quarta-feira (31) pelo governador Geraldo Alckmin.

Em São Bernardo do Campo, no ABC, Alckmin entregou a obra de interligação de dois braços da represa Billings, formados pelo Rio Pequeno e Rio Grande, que terá vazão de 4 mil litros de água por segundo, podendo ser ampliada de acordo com a quantidade de chuvas.

Nessa obra de 1,2 quilômetros de extensão, a Sabesp investiu R$ 20 milhões. Serão beneficiados os moradores do ABC, das zonas Leste e Sul de São Paulo e municípios do Alto Tietê. Os destaques da obra, segundo o governador, são os cuidados com a preservação ambiental e o sistema de bombeamento utilizado. “Essas bombas flutuantes são uma inovação da Sabesp e o sistema de bombeamento só era usado em mineração. Então, a engenharia o adaptou e fez um trabalho impressionante e rápido”, disse Alckmin.

Tecnologia 
O sistema de bombeamento implantado permite superar um desnível de 11 metros existente entre os dois rios. A água captada será levada até a Estação de Tratamento de Água do Rio Grande, que abastece a população do ABC, ou bombeada novamente para a represa Taiaçupeba, no Alto Tietê. Lá a água receberá tratamento e será distribuída para as residências, prédios, comércio e indústria.

Reservatório metálico
Cerca de 91 mil moradores passam a ser beneficiados com a segunda importante obra de abastecimento inaugurada nesta quarta-feira pelo governador Geraldo Alckmin. O novo reservatório metálico, localizado no Bairro de Alvarenga, em São Bernardo do Campo, ampliará a capacidade de armazenamento de água em 15 milhões de litros para bairros dos municípios vizinhos, como Santo André e São Caetano do Sul. Foram investidos R$ 14 milhões na infraestrutura.

No Estado de São Paulo, já são 23 equipamentos desse tipo em operação desde a crise hidríca decorrente do período de estiagem, no início de 2014. A capacidade de armazenamento atual do sistema é de 156,5 milhões de litros. Ainda em 2016 serão inaugurados mais dois reservatórios, em Itapecerica da Serra, com volume de 2,5 milhões de litros de água, e Ribeirão Preto, com capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água.

Do Portal do Governo do Estado