O que abre e fecha nos serviços públicos no feriado de Corpus Christi

Veja como será o funcionamento dos principais órgãos estaduais no feriado prolongado, comemorado nesta quinta-feira (15)

qua, 14/06/2017 - 8h33 | Do Portal do Governo

Por conta do feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (15), alguns serviços públicos estaduais estarão fechados e outros terão alteração na grade de funcionamento. Veja como ficam os horários dos órgãos e programe-se:

Poupatempo
Todos os postos estarão fechados na quinta-feira (15) em razão do feriado de Corpus Christi. Na sexta e no sábado, dias 16 e 17, o expediente volta ao normal. Os horários dos postos podem ser obtidos no site www.poupatempo.sp.gov.br ou no aplicativo ‘SP Serviços’ (para telefones celulares e tablets).

Para garantir comodidade, os atendimentos devem sempre ser agendados. É possível marcar dia e hora pelo portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), pelo aplicativo de celular SP Serviços ou pelo Disque Poupatempo: 0800 772 3633 (para telefones fixos) ou 0 operadora 11 2930 3650 (para ligações de celulares).

O Poupinha, o atendente virtual do Poupatempo, está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e também no Messenger, no Facebook, no link www.messenger.com/t/PoupinhaSP.

Além do agendamento, os canais também possibilitam que os usuários obtenham informações corretas sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, e endereços dos postos.

As informações são do Poupatempo.

Detran.SP
As unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) em todo o Estado estarão fechadas na quinta-feira (15). Já na sexta-feira (16) e sábado (17), o atendimento será facultativo. Os horários e unidades podem ser consultados no portal ou pelo Disque Detran.SP.

Vale ressaltar que o Departamento oferece 27 serviços on-line em seu portal. Na página, o cidadão pode fazer pedidos relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e CNH definitiva), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha de acesso pessoal.

Para mais informações, a central telefônica do Detran.SP para quem reside em São Paulo ou em municípios com DDD 11 é o 3322-3333. Já quem mora nas demais localidades pode ligar no 0300-101-3333.

As informações são do Detran-SP.

Procon-SP
As audiências, setor administrativo, ouvidoria, atendimento telefônico (151) e atendimento eletrônico não funcionarão na quinta-feira (15) e na sexta-feira (16).

Os Núcleos Regionais do Procon-SP em Campinas, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, Bauru e Presidente Prudente também acompanham esta programação.

Os postos de atendimento pessoal dentro dos Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera não funcionarão no dia 15 (quinta-feira). Na sexta-feira (16) e sábado (17), o funcionamento será normal, das 7h às 19h e das 7h às 13h, respectivamente. A abertura dos Procons municipais fica a critério da administração municipal.

As informações são do Procon-SP.

Metrô
Na quinta-feira (15), em continuidade às obras de construção da futura estação Oscar Freire, na Linha 4-Amarela o trecho entre as estações Fradique Coutinho e Paulista estará interditado durante todo o dia (4h40 à meia-noite). Entre estas estações, os usuários poderão fazer a viagem, nos dois sentidos, por meio de ônibus gratuitos do PAESE.

O Metrô recomenda aos passageiros que pretendem ir aos eventos na cidade de São Paulo nestes próximos dias, que adquiram as passagens antecipadamente, preferencialmente usando dinheiro trocado, para evitar filas.

Na próxima segunda-feira (19), após o feriado prolongado de Corpus Christi, a abertura das estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, será antecipada para às 4h, 40 minutos mais cedo que o habitual. A medida foi tomada para receber os usuários que estarão retornando à capital paulista. As linhas 5-Lilás e 15-Prata não terão alterações em seus horários de funcionamento.

Mais informações podem ser obtidas através da Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que funciona diariamente das 5h30 às 23h30, ou na Central de Atendimento da Via Quatro (0800 770 7100), que atende de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

As informações são do Metrô.

CPTM
Neste fim de semana prolongado, em razão do feriado de Corpus Christi, entre os dias 15 e 18 de junho (quinta-feira a domingo), a CPTM intensificará o programa de obras nas seis linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)
Quarta-feira: das 22h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea no trecho entre Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens será de 24 minutos entre as estações Luz e Francisco Morato.

Quinta-feira: das 4h às 9h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Água Branca. O intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre Luz e Francisco Morato.

Domingo: das 4h à meia-noite, serão executadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre Franco da Rocha e Baltazar Fidélis. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Caieiras e de 30 minutos entre as estações Caieiras e Francisco Morato.

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato – Jundiaí)
Domingo: das 7h às 18h, as intervenções ocorrerão nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
Quinta-feira: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Imperatriz Leopoldina e Osasco e entre Jardim Belval e Jardim Silveira. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, os serviços serão executados nos equipamentos de via permanente no trecho entre Lapa e Domingos de Moraes. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.

Domingo: das 4h à meia-noite, em razão das obras de modernização no sistema de rede aérea no trecho entre Jardim Belval e Jardim Silveira, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Barueri e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)
Quinta-feira: das 4h à meia-noite, devido às intervenções no sistema de rede aérea, a circulação ficará interrompida entre as estações Osasco e Presidente Altino. Para completar a viagem, o usuário deverá utilizar os trens da Linha 8-Diamante.

Domingo: das 4h à meia noite, os trabalhos serão realizados no sistema de rede aérea no trecho entre Cidade Universitária e Berrini. Das 8h às 20h, também ocorrerão serviços nos equipamentos de via permanente nas proximidades da estação Autódromo e o intervalo médio dos trens será de 30 minutos em toda a linha. Nos demais horários, o intervalo será de 25 minutos.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)
Quinta-feira: das 7h às 18h, os serviços estarão concentrados no sistema de rede aérea no trecho entre Ribeirão Pires-Antônio Bespalec e Rio Grande da Serra. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra.

Domingo: das 7h às 18h, prosseguirão as intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Ribeirão Pires-Antônio Bespalec e Rio Grande da Serra. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos no trecho entre Mauá e Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral – Expresso Leste (Luz – Guaianases)
Quinta-feira: das 4h à meia-noite, os trabalhos ocorrerão no sistema de rede aérea entre as estações Brás e Tatuapé. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Luz e Guaianases.

Domingo: das 4h à meia-noite, devido a serviços de manutenção, os trens do serviço Expresso Leste vão circular entre as estações Luz e Suzano. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos no trecho entre Luz e Suzano.

Extensão Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)
Quinta-feira: das 4h à meia-noite, os serviços serão realizados nos equipamentos de via permanente entre Antônio Gianetti Neto e Ferraz de Vasconcelos. O intervalo médio dos trens será de 35 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Domingo: das 4h à meia-noite, em razão de obras no sistema de rede aérea na região da estação Brás Cubas, o intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Suzano e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
Quinta-feira: das 4h às 22h, por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade no trecho da estação Engenheiro Goulart, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, serão retomadas as obras de implantação da Linha 13-Jade nas imediações da estação Eng. Goulart e o intervalo médio dos trens também será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h às 8h, as obras de implantação da Linha 13-Jade prosseguirão no entorno da estação Eng. Goulart. Das 8h à meia-noite, também serão executados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista. O intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, entre em contato com a CPTM pelo Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

As informações são da CPTM.