“O Museu da Imigração é um ponto importante de histórias e memórias”

Marília Bonas, diretora da instituição, explica o papel do equipamento estadual na preservação histórica de São Paulo

ter, 23/08/2016 - 16h34 | Do Portal do Governo

Em entrevista ao Portal do Governo do Estado, a diretora executiva do Museu da Imigração, Marília Bonas, destacou a relevância do espaço para o resgate do passado de São Paulo e a valorização da diversidade cultural.

O que significa para São Paulo ter um museu como o da Imigração?
O Museu da Imigração, situado na antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, tem o compromisso de aproximar o público da experiência das migrações para o estado de São Paulo, ontem e hoje. Como um país formado por muitas culturas, o Brasil tem no Museu da Imigração um ponto importante de articulação de histórias e memórias, comprometido com a valorização da diversidade cultural.

Qual a reação dos visitantes, especialmente aqueles que tiveram parentes abrigados na Hospedaria?
O edifício da Hospedaria de Imigrantes do Brás evoca um forte sentimento de identidade no visitante em geral. Aqueles que descobrem a passagem de um antepassado através dos nossos arquivos digitais em geral são tomados de forte emoção, a qual reforça a importância de instituição de preservação, pesquisa e comunicação como o Museu.

Conte-nos uma curiosidade do espaço da época da hospedaria.
A Hospedaria funcionou do final do século XIX até a década de 1970. Assim, nessa longa duração, são muitas as histórias associadas a tal espaço. No entanto, destacamos a imponência do complexo para a época – o primeiro edifício público com chuveiro elétrico – e a presteza com que foi construído – em pouco mais que um ano. Outra curiosidade é que o último grupo a ser recebido pela Hospedaria foi de coreanos, comunidade com forte presença ainda hoje na região do Bom Retiro, na cidade de São Paulo.

O Museu do Imigração conta com mostra temporária?
O Museu conta com extensa programação de exposições temporárias, sendo, em geral, cerca de 6 por ano, de pequeno e médio porte. 

Qual a média de visitantes por mês?
O museu é visitado, em média, por 9 mil pessoas por mês. 

SERVIÇO
Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, São Paulo-SP
Telefone: (11) 2692-1866
E-mail: museudaimigracao@museudaimigracao.org.br
Site: http://museudaimigracao.org.br/

Do Portal do Governo do Estado