Novo prédio do Incor amplia oferta de serviços aos pacientes

Estado investiu R$ 58 milhões no edifício do Instituto do Coração, que permitirá atualização tecnológica das especialidades

qua, 21/03/2018 - 11h53 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou, nesta quarta-feira (21), as novas instalações do Bloco III do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. O edifício, que recebeu investimentos de R$ 58 milhões do Governo do Estado, oferecerá os serviços do Hospital Dia, Central de Endoscopia Digestiva e Respiratória, Unidade de Internação do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, com 24 leitos.

“Já tínhamos inaugurado o espaço no térreo do Incor. Talvez seja a melhor emergência em cardiologia de toda a América Latina. É impressionante a qualidade do trabalho desenvolvido. Entregamos agora mais três andares, que ajudarão a ampliar o atendimento aos pacientes em um dos melhores centros de excelência do Brasil”, destaca Alckmin.

O Bloco III permitirá a atualização tecnológica das especialidades, além de ampliar a estrutura de atendimento do Instituto do Coração, com aperfeiçoamento da assistência ao paciente e das condições de trabalho das equipes. O espaço está interligado ao Bloco I do Incor e, por meio desse, ao Bloco II.

A integração das unidades de diagnóstico do hospital, cirúrgicas e de internação, que estão distribuídas entre os outros dois blocos, agiliza os processos de atendimento, com maior segurança, conforto e humanização para o paciente e as equipes. A obra tem uma área total de 6.500 m².

Funcionamento

Após a entrega, o edifício será mobiliado e terá os equipamentos instalados, com previsão de início de funcionamento em maio. Na área também estão o novo pronto-socorro, que foi completamente reformado e equipado, já em pleno funcionamento, e o novo Centro de Medicina Nuclear, que atende em um espaço mais moderno e com equipamentos de ponta.

O Bloco III conta com Data Center, Central de Utilidades e Central de Material Esterilizado. “É com grande satisfação que vemos uma obra tão importante ser concluída. Os ganhos para pacientes, familiares e colaboradores do Incor serão enormes. Uma unidade mais moderna e eficiente será entregue à população”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

Com as novas instalações, será possível ampliar em mais de 100% o número de endoscopias digestivas, passando de 80 para 180 por mês. A quantidade de biópsias em pacientes após o transplante passará de 45 para 90 por mês e a produção de angioplastias e cateterismos aumentará em 25%, chegando a 3 mil procedimentos por ano.

Já a nova área para o Hospital Dia permitirá o aumento da capacidade de atendimento em cerca de 50%, passando dos atuais 323 para cerca de 480. O centro de Medicina Nuclear passou por reforma estrutural e ampliação de salas dedicadas a exames de stress cardiovascular e físico, entre outros. O espaço tem seis equipamentos de diagnóstico, incluindo a nova câmara D-SPECT, mais sensível e precisa, capaz de realizar exames em menos tempo, com radiação menor e na posição sentada.