Novo modelo voltado à avaliação departamental é tema de encontro na Unesp

Coordenadores, vice-coordenadores e servidores das unidades participaram de seminário de treinamento sobre metodologia

qui, 27/09/2018 - 19h04 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) encerrou, na capital, mais uma capacitação com representantes das unidades da instituição para a implantação de um novo modelo voltado ao planejamento e à avaliação departamental. O encontro com coordenadores, vice-coordenadores e servidores técnico-administrativos das unidades universitárias e campus experimentais em que não há departamentos marcou o fim da primeira etapa da ação.

Durante o seminário, a Comissão Permanente de Avaliação (CPA) disponibilizou a matriz departamental provisória, parcialmente preenchida, para que cada coordenador de curso ou representante pudesse se familiarizar com o instrumento.

As informações sobre as atividades realizadas em 2016 e 2017 foram recolhidas e sistematizadas para as variáveis comuns da matriz departamental, originária de diversos bancos de dados. É importante frisar que o evento foi realizado sob a coordenação da Escola Unesp de Liderança e Gestão (EULG), com organização da CPA.

Prioridade

A presidente da CPA, Maria Encarnação Beltrão Sposito, explicou que a prioridade foi dada para as informações sobre as variáveis comuns, pois serão escolhidas por todas as unidades departamentais da Unesp e coordenadorias de curso. Ela também informou que não foram recolhidas informações sobre as variáveis optativas, uma vez que não há conhecimento prévio sobre quais serão selecionadas pelas unidades.

“Achei bom o resultado do seminário. Depois desse evento, a proposta ficou bem mais clara. É a universidade toda trabalhando por um fim comum”, salienta a coordenadora do curso de Engenharia de Controle e Automação, do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba, Maria Glória Caño de Andrade.

A coordenadora do curso de Engenharia de Produção do campus experimental de Itapeva, Gislaine Cristina Batistela, comentou a respeito das perspectivas sobre a implantação da nova metodologia. “É um desafio para todos nós. Apesar de estar há três anos na Unesp, eu peguei pouco a planilha, porém acredito que é um novo desafio e nós estamos bem assessorados”, ressalta.

“A universidade precisa desse tipo de planejamento e avaliação para se desenvolver e atingir novos patamares de excelência”, avalia o coordenador do curso de Engenharia Industrial Madeireira do campus experimental de Itapeva, Alexandre Jorge Duarte Souza.

Expectativa

A CPA realiza o tratamento das informações das matrizes departamentais que já foram remetidas pelas unidades, treinadas em junho deste ano. A expectativa, segundo a comissão, é apresentar os primeiros resultados ao Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe) até o fim do ano e, na sequência, aos próprios departamentos.

“Avaliamos que este primeiro momento de sistematização não dará um retrato fiel da Unesp porque é o momento do planejamento. O que teremos é clareza sobre as escolhas feitas pelos colegas, pois terão apresentado o que estão realizando e o que gostarão de fazer no decorrer do próximo biênio”, explica a presidente da CPA, Maria Encarnação Beltrão Sposito.