Nova fase de campanha de vacinação imuniza crianças e gestantes

Ações são desenvolvidas em cerca de 6,5 mil postos de todo o Estado, com a mobilização de mais de 36 mil profissionais

qui, 03/05/2018 - 10h23 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (2), a campanha nacional de vacinação contra a gripe chegou à segunda etapa, com a inclusão de crianças com idade maior que 6 meses e menor que 5 anos, gestantes e puérperas (com até 45 dias após o parto) no grupo a ser protegido.

As ações no Estado de São Paulo começaram em 23 de abril, com a etapa inicial voltada para trabalhadores de saúde, pessoas com idade de 60 anos ou mais e indígenas. A expectativa é que 10,7 milhões de paulistas sejam vacinados contra o vírus Influenza, o correspondente a 90% da população-alvo definida para a atividade.

Produção

A vacina é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria de Estado das Saúde, que disponibilizou 60 milhões de doses ao Governo Federal para a realização da campanha em todo o Brasil. Neste ano, as ações são desenvolvidas em cerca de 6,5 mil postos de vacinação em todo o Estado, com a mobilização de mais de 36 mil profissionais.

A terceira etapa da campanha, a partir da próxima quarta-feira (9), se estende a pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores e outros. O ‘Dia D’, em 12 de maio, será destinado a todos os grupos do público-alvo.

Considerando todo o Estado, a meta é proteger mais de 4,3 milhões de idosos (pessoas com 60 anos ou mais); cerca de 2,4 milhões de pessoas com comorbidades, como asma, diabetes, imunodeprimidos e outros; aproximadamente 2,3 milhões de crianças com idade a partir de seis meses e até cinco anos; 1,2 milhão de profissionais de saúde; 423 mil gestantes e 70 mil puérperas (com até 45 dias após o parto), entre outros.