Nova etapa do Detecta reforça segurança em São Paulo

Sistema desenvolvido pela Microsoft é utilizado pela polícia de Nova Iorque há sete anos

ter, 12/08/2014 - 15h42 | Do Portal do Governo

Começou nesta terça-feira, 12, a nova fase de operação do Detecta, que reforça a segurança pública no Estado de São Paulo. O sistema permite o acesso pelos órgãos de segurança a cerca de 130 câmeras na capital, além dos dados dos telefones 190 (Polícia Militar) e 193 (Bombeiros).

Outras informações também estão integradas, como veículos de interesse (não necessariamente envolvidos em crime, mas em alguma investigação), pessoas de interesse, incidentes domésticos (como reclamações de barulho) e relatórios administrativos. Também estão em funcionamento 10 mil alarmes automáticos para situações suspeitas.

“O Estado de São Paulo tem a primeira polícia no Brasil que associa automaticamente os seus bancos de dados de forma inteligente e em tempo real”, explicou o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira. O Detecta foi desenvolvido pela Microsoft e é utilizado pela polícia de Nova Iorque há sete anos. São Paulo é o segundo lugar em que é implantado.

Além disto, decreto assinado pelo governador Geraldo Alckmin facilita o acesso da polícia às informações geradas pelo videomonitoramento de empresas públicas e concessionárias.

Próximos passos

A implantação do Detecta continua. Até o fim deste mês, terá incorporadas as 593 câmeras que a que a PM tem acesso, além de outras que serão adquiridas (chegando a mais de mil). Também serão integrados o sistema do Registro Digital de Ocorrência, fotos de criminosos (Fotocrim), pessoas procuradas, pessoas desaparecidas e sistema do Detran.

Do Portal do Governo do Estado