Nossa Caixa lança cartão de segurança de operações eletrônicas

Produto pioneiro chega ao mercado em outubro, possibilitando maior segurança no uso do Internet Banking

ter, 21/08/2007 - 11h02 | Do Portal do Governo

O Banco Nossa Caixa começa a distribuir, em outubro, o Token, cartão que redobra a segurança dos clientes que usam regularmente canais eletrônicos em operações bancárias. O Token, que permite a combinação de letras e números que resultam em 1,2 mil a 3,6 mil diferentes combinações e, portanto, em senhas que dificultam ainda mais a ação de hackers, é pioneiro no Brasil.

Os cartões atualmente disponíveis no mercado permitem, no máximo, 70 senhas. O banco investiu R$ 2,5 milhões no produto, desenvolvido e patenteado pela BRToken, empresa nacional especializada em soluções de segurança em ambientes web.

Segundo Vilmar Knoth, diretor de Tecnologia da Informação do banco, a expectativa é que o lançamento do produto aumente ainda mais a confiança dos clientes no uso do Internet Banking da Nossa Caixa. “A implementação do Token demonstra a preocupação do Banco Nossa Caixa com o patrimônio de nossos clientes. A expectativa é de que, por meio desse cartão, consigamos reduzir em 70% as fraudes eletrônicas”, afirma Knoth.

Mais sobre o cartão Token

O Token tem formato e espessura de um cartão de crédito comum. É composto por um cartão e um gabarito – capa de plástico, semelhante a um envelope com espaços transparentes que permitem a associação de letras e números na composição de senhas diferentes a cada autenticação eletrônica.

A orientação sobre como compor a senha é dada ao cliente toda vez que efetivar uma transação pelo Internet Banking. A cada operação, o sistema determina a digitação de diferentes combinações, que devem ser digitadas para validar a transação.

O cartão e o gabarito têm códigos de barras que permitem confirmar a origem do cartão e do gabarito em posse do cliente. O Token é pessoal e intransferível. Na fase inicial do projeto, ele será distribuído a 300 mil usuários que fazem operações bancárias regulares por meio do Internet Banking ou que já tenham a assinatura eletrônica (senha cadastrada nas agências da Nossa Caixa utilizada no ato da confirmação de operações eletrônicas).

Da Assessoria de Imprensa da Nossa Caixa

(J.H.)