Natureza e conforto andam lado a lado em Ilhabela

Praia, antes refúgio de piratas, guarda beleza original, mas com muitas opções de lazer

sex, 09/12/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

Ilhabela, antes refúgio para piratas e corsários, hoje, é destino para quem curtir a natureza, sem deixar o conforto de lado. Com 40 praias e centenas de cachoeiras, locais para explorar não faltam. A praia dos Castelhanos, por exemplo, é uma atração para jipeiros e aventureiros. Para chegar lá, é necessário encarar 22 quilômetros de estrada estreita e íngreme com jipe ou carros com tração 4×4.

Para quem quer curtir o mar, mas com menos adrenalina e esforço, a dica são as praias da Feiticeira e do Siriúba. A primeira fica a pouco mais de 200 metros da estrada principal, na parte sul da ilha, e é excelente para quem quer tranqüilidade e gosta de praticar o kitesurf e o mergulho. No lado norte, está Siriúba, uma praia de apenas 500 metros, que em dias de vento, também é invadida por praticantes de kitesurf.

Ilhabela também é muito procurada por mergulhadores, principalmente pelos naufrágios na região. Entre as embarcações estão os cargueiros brasileiros “Aymoré” (1920), “Therezina” (1919) e “Atilio” (1905), o britânico “Whator” (1909), e o luxuoso transatlântico espanhol “Principe das Astúrias” (1916).

As cachoeiras são atrações à parte. Entre as opções, estão a Água Branca e Chuveirinho – dentro da trilha que leva a praia de Castelhanos, e a dos Três Tombos (próxima à praia da Feiticeira).

Outra parada obrigatória é o Parque Estadual, apontado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Reserva Mundial da Biosfera. Dos quase 300 quilômetros quadrados de área protegida por lei que faz de Ilhabela o maior arquipélago oceânico brasileiro, ao menos 85% é do parque. O local preserva uma das maiores áreas de floresta da Mata Atlântica do estado de São Paulo, com árvores de 20 a 30 metros de altura e muitas bromélias e orquídeas.

Capital da vela

Destino certo para pessoas de todas as idades, Ilhabela é famosa pela excelência das condições de vento e mar do canal de São Sebastião. Essas duas características atraem velejadores de diversas partes do mundo. Várias competições são realizadas ao longo do ano – a principal delas é a Semana da Vela de Ilhabela que é considerada a mais importante do gênero na América Latina. 

Do Portal do Governo de São Paulo