Na Padaria Artesanal, pães e conhecimento se multiplicam

Curso é oportunidade para gerar renda e difundir o aprendizado com outras pessoas

qua, 02/05/2012 - 20h36 | Do Portal do Governo



“Melhor do que dar o pão é ensinar a fazer”. O lema do Padaria Artesanal ilustra bem o que é este programa realizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). Criado para capacitar profissionais e multiplicadores, a procura tem sido tão grande que a fila de espera para os próximos cursos chega a meses. Agora, só há vagas para o segundo semestre. “A Padaria Artesanal é uma oportunidade de aprender sobre a produção de pães saborosos e de valor comercial, gerando renda para as pessoas”, diz a presidente da Fussesp, Lu Alckmin.

Hoje, as aulas acontecem no Palácio dos Bandeirantes e em uma unidade móvel que fica no Parque da Água Branca, ambas na capital paulista. “A ideia é que, no segundo semestre, a carreta percorra todo o Estado”, diz a primeira-dama. De um ano para cá, 1.940 pessoas foram capacitadas no Padaria Artesanal.

O aluno Wellington Machado dos Santos, que fez o curso em companhia da sogra, Eleni Santos da Silva, está animado com o que aprendeu. “Vou fazer pães para mimar meus amigos e parentes e pretendo divulgar o programa para os que querem montar seu próprio negócio”, diz ele.

Outra aluna que atuará como agente multiplicadora, mudando o destino de muitas pessoas, é Cristina Rojas, presidente do ministério V.O.C.E. (Vamos Onde Cristo Enviar) e aluna da Padaria no mês de março: “Vou levar esse conhecimento para o Haiti, onde temos um projeto com crianças de 6 a 14 anos. Já fazemos pães lá, mas de uma forma muito precária. O que aprendi aqui hoje vai beneficiar mais de 300 crianças”.

Ao final do dia, todos os participantes recebem certificação para a produção dos pães, motivo de orgulho para muitos alunos. “Eu já fazia pães antes, foi uma herança da minha mãe, mas fazia em forno industrial, um outro tipo de produção. Agora, com o conhecimento que adquiri aqui, posso fazer muito mais pães. Vou presentear minha família com as receitas e, claro, levar tudo para minha cidade”, explica Zoraide Sgarbi, membro do Fundo Social de Tabatinga.

Durante o curso, os alunos aprendem técnicas de preparo de pães artesanais, noções de higiene e manipulação. Ao final, degustam os produtos. Todos recebem almoço, uniforme, material didático e certificado.

Saiba mais sobre o programa Padaria Artesanal

Do Portal do Governo do Estado