Na capital, governador prestigia cerimônia no Hospital Sírio-Libanês

Referência em saúde, Centro de Cardiologia do complexo hospitalar completa dez anos de atendimento aos pacientes em SP

sex, 21/12/2018 - 13h11 | Do Portal do Governo

O governador Márcio França participou, nesta sexta-feira (21), da solenidade em comemoração aos dez anos do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. A cerimônia também contou com a presença do presidente da República, Michel Temer.

“Cumprimento toda a equipe do Sírio-Libanês pelos dez anos do Centro de Cardiologia. São Paulo tem muito orgulho dos seus hospitais. O Brasil precisa de conciliações e o Sírio-Libanês é um exemplo dessa boa conciliação na rede hospitalar do Estado”, destaca o governador Márcio França.

O Centro de Cardiologia chega à marca de dez anos com várias novidades. A área física da Hemodinâmica e Cardiologia Invasiva passará de 300 m² para 1.200 m², além da ampliação das agendas de ecocardiografia pediátrica e fetal, com equipamentos de última geração, espaço exclusivo com quatro boxes, equipe dedicada e ambulância equipada para atendimento 24 horas.

“Meu sentimento é de gratidão pelos trabalhos realizados a toda a clientela que passa aqui pelo Centro de Cardiologia e que divulga o Hospital Sírio-Libanês”, salienta o presidente da República, Michel Temer.

História

Segundo o fundador e diretor do Centro, Roberto Kalil Filho, a ideia surgiu quando a diretoria do hospital convidou especialistas para estruturar núcleos de discussão. “Debatíamos a cardiologia como ciência médica e desejávamos apontar o que a instituição poderia fazer a mais pela área”, explica o médico.

Atualmente, o local reúne grandes profissionais da cardiologia brasileira e está capacitado para oferecer de um simples diagnóstico ao tratamento mais complexo, além de ser um dos poucos no Brasil a disponibilizar uma unidade de cardiologia do exercício, com programa de prevenção e reabilitação cardiovascular multidisciplinar, com educador físico, psicólogo, médico e nutricionista.

“A trajetória de qualquer centro de saúde é sempre uma história de pessoas incansáveis. O caminho de um centro que, em dez anos, já se fez referência no Brasil e no mundo, é certamente uma trajetória de cidadãos incansavelmente obstinados”, avalia o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro José Antonio Dias Toffoli.

O Centro de Cardiologia apresenta 99 leitos, sendo 31 destinados a internação, 45 leitos na Unidade Coronariana (semi-intensiva), 12 leitos na Unidade de Terapia Intensiva – UTI Cardiológica, 11 leitos na Unidade de Assistência à Insuficiência Cardíaca (UAIC), especializada no cuidado de pacientes com Insuficiência Cardíaca, que muitas vezes precisam de um coração artificial ou de um transplante.

Os apartamentos são equipados com telemetria, que permite o monitoramento contínuo do ritmo cardíaco. O local também conta com Núcleos especializados no Tratamento de hipertensão, cardio-oncologia, cardiopediatria e arritmias, bem como de cessação do tabagismo.